sábado, 15 de agosto de 2015

MUSEU MUNICIPAL DE GARIBALDI INSTALADO NUM PRÉDIO DE 1884 TEM 2.700 PEÇAS EXPOSTAS E RETRATA A HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO NA REGIÃO


Museus são registros da história e da memória cultural de um povo. Em Garibaldi, o prédio de 1884 conta hoje com um acervo de mais de 2.700 peças e troca constante de exposições.
Quem visita o Museu Municipal revive a história da imigração na região, retratada em cada objeto doado por descendentes de imigrantes. 

Os quadros das antigas famílias presos às paredes motivam a lembrança dos antepassados e provocam emoção aos que neles reconhecem sua história.

Os diversos eventos que o prédio abriga, como saraus, peças de teatro infantil e stand up comedy foram responsáveis pela grande presença de público no Museu Municipal no primeiro semestre. 


Além disso, a participação na Semana Nacional de Museus (com exposição fotográfica e exposição de trabalhos sobre sustentabilidade ambiental e cultural da Escola Pedro Cattani), e o lançamento do livro “Imóveis Paredes”, de Sérgio da Costa Franco, ajudaram a consolidar o número de 2.863 pessoas que passaram pelo local entre o dia 1º de janeiro até 30 de junho deste ano.

O prédio também recebe constantemente os alunos das escolas do município. O Museu Museu Municipal de Garibaldi está aberto de terça a sábado das 9h às 18h e aos domingos e feriados das 10h às 16h, sem fechar ao meio dia. A entrada é gratuita.


Sobre o Museu
O prédio que hoje abriga o Museu Municipal e o Arquivo Histórico de Garibaldi, foi construído para sediar a “Società Italiana di Mutuo Soccorso Stella D’Itália”. 


O local, que abrigava os imigrantes que chegavam em Garibaldi, tinha como finalidade unir os italianos com o objetivo patriótico, socorrer os sócios em caso de doenças e desemprego, promovendo também o bem estar e dando pensão quando impossibilitados de trabalhar.

Sua primeira construção foi em 1878, um prédio com apenas um pavimento e de madeira. 


Em 1884, foi construído um novo prédio em alvenaria, em frente ao antigo, maior, mas ainda com apenas um pavimento. 

Recebeu o segundo pavimento e as ornamentações na fachada em 1892. As volutas, elementos curvos nas laterais acima, se assemelham com as extremidades laterais utilizadas na Villa Bárbaro no Vêneto por Andrea Palladio, famoso arquiteto italiano do século XIV.