sábado, 22 de agosto de 2015

ENQUANTO O RIO DE JANEIRO NÃO MOSTRA O MENOR INTERESSE EM CONSTRUIR UM NOVO AUTÓDROMO, DESTRUÍDO POR CONTA DO DESINTERESSE DAS AUTORIDADES CARIOCAS. ENTRETANTO, MINAS GERAIS APOSTA NA CONSTRUÇÃO DO CIRCUITO DOS CRISTAIS, QUE SERÁ O PRIMEIRO CONDOMÍNIO AUTÓDROMO DA AMÉRICA LATINA, NUMA ÁREA DE QUATRO MILHÕES DE M2, A 140 KM DE BELO HORIZONTE.



MINAS TURISMO GERAIS

Jornalista Sérgio Moreira





Minas Gerais terá moderno autódromo


Complexo do autódromo a pouco mais de 140 km da capital mineira.

A construção do Circuito dos Cristais, primeiro condomínio autódromo da América Latina. 
Será um complexo esportivo que abrigará as mais modernas pistas de competições do Brasil, numa área de quatro milhões de metros quadrados. 

O empreendimento preserva aproximadamente um milhão de metros quadrados de áreas verdes, compostas por vegetação nativa. 

A terraplenagem da pista principal já foi realizada e nos próximos meses serão preparados sub-base e base, antes da camada de asfalto, prevista para abril. 

Pistas para as diversas modalidades off-road, um centro de treinamento para Esportes à Motor, áreas residências e comerciais também fazem parte do projeto. 

Com uma localização privilegiada, o Circuito dos Cristais está no centro de Minas Gerais e do Brasil, a aproximadamente 150 km da capital Belo Horizonte. 

O empreendimento é realizado pela TecRacing Parques, empresa especializada em projetos de complexos esportivos. 

A construção segue à risca os quesitos de segurança da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A 1ª etapa do empreendimento está prevista para março de 2016.


Pista moderna em meio a área verde de 4 milhões de metros quadrados

O gerenciamento dos projetos e obras são feitos pela empresa TecPlaner com coordenação do engenheiro e gerente de Projetos, Alfredo Rodrigues Santos, depois de uma extensa pesquisa nos melhores autódromos do mundo. 

“Somos um País com grande tradição no automobilismo e Minas Gerais se destaca no cenário nacional e internacional. Temos uma demanda reprimida e o público espera por isto em Minas Gerais há décadas”, disse o empresário, que é piloto amador e participa de Trackdays nas horas vagas. 

O Autódromo Circuito dos Cristais possui pista com 4.420m, com uma reta principal de 815 m, 18 curvas, sendo 11 para esquerda e 7 para direita, sentido anti-horário. 

Após testes em simulador, usando um software europeu e consultoria da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), os projetistas optaram por inserir mais uma curva no final da reta principal. 

O desnível é de 31 metros, sendo o ponto mais baixo da pista localizado nas curvas 4 e 5 e a largura varia de 15 a 13 metros. 

Além da pista principal, serão implantadas arenas para competições de Motocross, Enduro, Cross Country, Mountain Bike e muitos outros esportes. 

Os fãs de Esportes a motor terão ainda local para encontro de clubes, exposições de carros e motos, shows e eventos culturais.

A TecRacing inova ao criar o primeiro Clube Condomínio integrado ao autódromo e demais pistas. 

Batizado ‘Casa de Pista’, será um clube com infraestrutura completa para uso de associados, hospedagem do público e das equipes de competição durante os eventos. 

Uma iniciativa inovadora e pioneira na América Latina que será lançado em março de 2015. 

Em fase final de aprovação, está prevista também a implantação de um parque empresarial e um loteamento urbano na nova entrada de Curvelo.

A rodovia LMG 754 e a Avenida Brasil, a nova entrada de Curvelo são importantes obras em fase final, realizadas pelo Governo de Minas em parceria com a Prefeitura de Curvelo. 



Estas obras viárias reforçam a posição estratégica do empreendimento”, afirma Marco Túlio, diretor da TecRacing.

O Circuito dos Cristais está inserido no Circuito Turístico Guimarães Rosa, na pequena e charmosa Curvelo (MG), uma das poucas cidades mineiras que possui cinco acessos rodoviários

O complexo está no caminho (MG754) que liga a cidade a Cordisburgo (MG) e a apenas 6 km do centro de Curvelo e muito próximo de hospitais aparelhados, faculdades, rede bancária, hotéis e do aeroporto da cidade.

Mercado norte-americano na vitrine de negócios do turismo da América Latina 


Marcus e Marta Rossi com Eduardo Zorzanello, organizadores da Festuris.


A aproximação com o mercado da América do Norte está cada vez mais fortalecida através de destinos que estarão presentes na FESTURIS em 2015. 

Estarão presentes em Gramado, de 5 a 8 de novembro, Kissimme, Visit Orlando e Visit Flórida. Além disso, a FESTURIS conta com Walter Comassetto, representante do evento na América do Norte. 

Com larga experiência em companhias aéreas e no setor turístico em geral, Comassetto representa as novidades da FESTURIS para o Canadá, Estados Unidos e México. 

Segundo Renata Saraiva, representante da BRAND USA no Brasil, o grande foco da entidade é divulgar os parques nacionais – que são mais de 400 áreas em todo o país – as estações de ski, as praias e as belezas naturais que os Estados Unidos possuem. 

O país é extremamente grande, conta com 50 estados, cinco territórios e o distrito de Columbia, e todos os tipos de paisagens e atividades podem ser encontrados. 

Dessa forma, o foco é apresentar para os brasileiros que há muito mais o que ver e aproveitar nos Estados Unidos. 

Já o VISIT FLORIDA facilita a participação da indústria do turismo no comércio de viagens e de consumo, trabalhando em estreita colaboração com os agentes de viagens, operadores turísticos, organizadores de eventos e reuniões. 

Ele atende a mais de 12.000 empresas da indústria do turismo, incluindo grandes parcerias estratégicas como Destino Disney, The Hertz Corporation, LEGOLAND Florida Resort, SeaWorld Parks & Entertainment, Destino de Simon Compras e Universal Orlando Resort. 

“O preço do dólar frente ao real vem aumentando desde outubro do ano passado e alguns reflexos já foram sentidos, como a diminuição em 15% em vendas em pacotes desde julho do ano passado, segundo a ABAV, em comparação com o mesmo período no ano anterior. 

No entanto, os brasileiros têm descoberto outras formas de visitar os Estados Unidos, como passando menos dias no país, escolhendo melhor as atrações e até optando por hotéis mais baratos. Tudo isso para não deixar de visitar o país, pelo qual os brasileiros são realmente apaixonados”, destaca Renata.


Investimento na saúde de animais


O aumento do número de animais de estimação nos lares brasileiros, de acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já são mais de 52 milhões de cachorros e 22 milhões de gatos nos domicílios, aliado à maior expectativa de vida dos pets tem estimulado a demanda por serviços relacionados à medicina veterinária. 

De olho neste nicho promissor, o Grupo Dairton Miranda acaba de inaugurar o DMVET Laboratório Veterinário, com investimentos de mais de R$ 200 mil. 

O laboratório, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de BH, conta com capacidade instalada para processar 100 mil exames/mês na área de patologia clínica e 20 mil em anatomia patológica. 

No total, são 200 tipos de exames disponíveis para os segmentos de pets e equinos, animais de produção e de agroindústria, entre eles anatomia patológica geral, biologia molecular, microbiologia e toxicologia.

“O DMVET surgiu como forma de suprir as necessidades do mercado, expandindo a experiência de 30 anos do Laboratório Dairton Miranda em anatomia patológica humana para a área veterinária. Para implementação do projeto, realizamos uma extensa pesquisa que incluiu demandas dos clientes, concorrência, potencial de crescimento e ticket médio gasto. O Brasil é hoje o quarto país em população animal no mundo e o segundo colocado na categoria pet. Ou seja, temos um vasto caminho a ser explorado”, conta a diretora administrativa do DMVET Laboratório, Cristiane Nilo Miranda. 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor deve faturar R$ 17,9 bilhões este ano no Brasil, o que representa um aumento de 7,4% em relação a 2014. 

O potencial de expansão do segmento pet tem tornado o nicho cada dia mais atrativo para os investidores. 

Tanto é que a expectativa do DMVET é obter o retorno do investimento em 12 meses. A previsão é chegar a 15 mil clientes (animais) até o final do próximo ano. 

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), divulgada recentemente pelo IBGE, referente a 2013, mostrou que 44,3% dos domicílios do país possuem cachorros, alcançando o índice médio de 1,8 cachorro por lar. 

“Nosso carro-chefe neste momento são os exames de patologia clínica e anatomia patológica direcionados aos pets. As pessoas estão cuidando mais dos seus animais de estimação. Se antigamente um cão já era idoso com 10 anos, hoje algumas raças chegam a viver até os 20 anos”, acrescenta Cristiane. 

O planejamento do DMVET é atingir 200 municípios mineiros em 18 meses. A empresa já possui atuação em São João Del Rei, Alfenas, Caeté, Varginha e Ouro Branco, por meio de parcerias e de unidades instaladas do Laboratório Dairton Miranda. 

Para alcançar as metas, o DMVET aposta em diferenciais competitivos como softwares modernos e tecnologia de ponta específicos para medicina veterinária, alta capacidade instalada, atendimento comercial personalizado, resultados online, processo eletrônico no qual as amostras são codificadas via código de barras e corpo clínico altamente qualificado e especializado. 

“Somos o único laboratório veterinário em Minas Gerais que trabalha com rastreabilidade total em código de barras. Isso significa mais rapidez e segurança no resultado dos exames e risco zero de perda de informações. Além disso, já iniciamos a implantação da ISO 17025”, finaliza Cristiane Miranda.


1º Festival de Turismo Ouro Preto



Centro de Convenções da UFOP

A cidade de Ouro Preto receberá, entre os dias 15 e 17 de outubro, o 1º Festival de Turismo Ouro Preto, que será realizado no Centro de Convenções da UFOP. 

O evento é realizado pela ABAV-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, SESC e Senac e parceiros estratégicos do trade

O festival contará com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais. 

Os profissionais do setor de turismo também poderão participar de congressos, seminários e workshops

A expectativa é de que Ouro Preto receba dois mil profissionais do segmento, por dia. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antônio da Matta, o certo é o evento tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do País. 

Serão três dias de evento com atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos. 

“O Festival promoverá a cidade histórica como um ponto turístico de grande relevância para o Brasil. O encontro será uma oportunidade dos profissionais que atuam no setor de turismo discutirem como está o mercado e trocarem experiências. As atividades paralelas, como congressos e seminários também promoverão a qualificação desses profissionais, visando às necessidades que o turismo brasileiro requer”, conta. 

O secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, explica que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com cinco mil leitos. 

Por isso, o Festival representa um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo. 

“Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. A cidade demanda que o turismo seja realizado de forma profissional. O Festival surgiu justamente dessa necessidade e, pelo empenho e troca de experiências entre cada instituição envolvida, foi possível estruturá-lo”, conta.

Vecchia pontua que o evento movimentará a economia da cidade, representando lucro para hotéis, restaurantes, comércio e mão-de-obra local. 

“A expectativa é que o Festival seja realizado anualmente e entre para o calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”, pontua.

Para o secretário de Estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Minas Gerais é muito importante. 

“É a primeira vez que se faz uma feira desse porte no estado. Além de promover o destino, o evento envolve toda a cadeia produtiva do turismo, o trade, as entidades. Esperamos que a feira se consolide e passe a fazer parte do calendário de eventos de Minas Gerais”, diz. 

Segundo o diretor da Fire Eventos e realizador do evento, Alexandre Araújo, o evento promoverá possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em evento de turismo.

WWW.festivaldeturismoouropreto.com.br


Festival Internacional de Cerveja e Cultura



A arte barroca encanta os turistas em Ouro Preto.

De 28 a 30 de Agosto, o Alphaville na Lagoa dos Ingleses, recebe o Festival Internacional de Cerveja e Cultura. A cada edição o evento homenageará um país. 

Este ano, por ser em Nova Lima e na Lagoa dos Ingleses, o país homenageado será a Inglaterra. 

Para isso, oito pubs com cenografia que remete aos típicos pubs ingleses serão montados. 

A estrutura montada será grandiosa: 11 bandas vão se revezar no palco, quatro Djs, apresentações circenses, artesanato, congressos, camarotes especiais, oito pubs, e seis foodtrucks, espaço Kids, BierGarten, enfim, tudo para garantir segurança e o sucesso do evento. 

A fim de evitar filas, mais de 30 caixas serão montados, além de banheiros químicos e muita segurança. 

Aproximadamente 50 cervejarias deverão participar. O congresso proporcionará conhecimento, negócios, com participações nacionais e internacionais. 

Programação especial envolvendo o tema prevê um concurso de melhor cerveja brasileira ao estilo inglês. 

Cervejas Especiais, Nacionais e Importadas com 11 shows, 6 Djs, Apresentações Cirsenses, Artes Plásticas, dentre outros.

http://www.facebook.com/pages/Festival-Internacional-de-Cerveja-e-Cultura/1599394423667226


Lagoa dos Ingleses, onde vai acontecer o FICC

_________________________________________________________________________

sergio51moreira@bol.com.br