quarta-feira, 5 de agosto de 2015

10º FESTIVAL CULTURAL CLARA NUNES SERÁ DE 10 A 16 EM CAETANÓPOLIS, QUE INCLUI O 16° FESTIVAL INTERNACIONALK DE CURTAS DE BH


Coluna MINAS 
TURISMO GERAIS 

jornalista Sérgio Moreira 

10º Festival Cultural “Clara Nunes”


De 10 a 16 de agosto de 2015 acontece em Caetanópolis, o Festival Cultural Clara Nunes em homenagem a grande cantora mineira.

Programação musical e cultural: 16º Festival Internacional de Curtas de BH
Dia 10 a 16 de 8h às 18h;- Exposições de Arte-Dia 10 às 19h30- - Concerto da Banda de Música Euterpe Santa Luzia
Dia 11 – 19h- Solenidade de entrega da Medalha de Mérito “Clara Nunes”,No CLUBE DA CEDRO
10 e 11 de agosto - Espetáculo “Clarerê” na PRAÇA DA MATRIZ; Dia 12 às 20 h – Espetáculo “Deixa Clarear”; 
Dia 13 às 18 h – Apresentação das Escolas do Município e 19h – Espetáculo de Dança;
Dia 14 – A partir das 20h com Show: João Araújo e Banda e Show: Samba de Camarote; 
Dia 15 – A partir das 20h Show: Fernando Augusto e da cantora Elba Ramalho encerrando com show: Banda K22
Dia 16 – A partir das 12h : Feijoada com Samba ,show: Suellen Franco e do Compadre Washington
17h – Espetáculo 50 anos da Jovem Guarda e às 20h – Show: Desvairados

O Festival Cultural “Clara Nunes” começou em agosto de 2006, quando a Prefeitura Municipal de Caetanópolis lançou o 1º Festival Cultural “Clara Nunes” com o objetivo de desenvolver a cultura no município e região e também resgatar as obras da cantora. 

O Festival faz parte dos eventos culturais da cidade e todo ano é realizado no mês de agosto, mês do nascimento de Clara Nunes.

Em 4 de agosto de 2007, na abertura do 2º Festival, a Prefeitura Municipal de Caetanópolis inaugurou a Casa de Cultura Clara Nunes, no prédio em que funcionou o cinema da cidade e onde Clara se apresentou, cantando em público, pela primeira vez. 

Administrada pela Secretaria Municipal de Cultura, é o local onde se realizam oficinas de dança, música, pintura e teatro, oferecidas gratuitamente à população.

O Evento acontece em dois locais específicos:


Praça Antonino Pinto Mascarenhas (Praça da Matriz), para atrações de grande público. Casa de Cultura “Clara Nunes”, para atrações da Câmara ou de menor público.

Turismo
O Museu Têxtil Décio Mascarenhas, mantido pela Cia Cedro e Cachoeira (uma das pioneiras da indústria têxtil brasileira) funciona desde 1983 com um acervo de mais de 1.000 peças.

Museu da Cedro mostra a história da indústria têxtil



É o mais completo museu 
têxtil do País. Referência para estudantes, historiadores, estudiosos e empresários do setor e para a comunidade local, o espaço recebe aproximadamente 1.500 visitantes por ano, cumprindo o papel de preservar e perpetuar a história da indústria têxtil nacional.

Mais de 6 mil peças no Memorial Clara Nunes 


Em agosto de 2012, foi inaugurado na cidade o Memorial Clara Nunes, que abriga um rico acervo com mais de 6.000 peças catalogadas por equipe da Universidade Federal de São João Del Rei. 

Os objetos foram cuidadosamente guardados pela irmã mais velha e madrinha da cantora, Maria Gonçalves da Silva, conhecida como dona Mariquita.

Muitos deles foram doados pelo marido de Clara, Paulo César Pinheiro: fotografias, matérias de jornais e revistas, documentos pessoais, discos de ouro, santos, colares, vestidos, sapatos, bolsas, objetos de decoração. 

O Memorial é administrado pelo Instituto Clara Nunes, fundado em 19 de maio de 2005 e instalado no mesmo prédio onde funciona a Creche Clara Nunes e o Artesanato Ponto de Luz, que produz tapetes que são vendidos para ajudar na manutenção da Creche.

Centro de Convenções de Belo Horizonte
A lei 10.835/15 da Prefeitura de BH possibilita que os empreendimentos a serem associados ao centro de convenções não se restrinjam à hotelaria e torres comerciais, facultando a construção de edificações de uso residencial e destinadas a eventos gastronômicos. 

Assim, a legislação tornará a operação urbana capaz de responder à demanda local de produção de imóveis residenciais e favorecerá a realização de eventos estimuladores do turismo de negócios na cidade.

O Centro de Convenções de Belo Horizonte terá uma área de 17 mil metros quadrados e será viabilizado por meio de permuta com a concessão de direito real de uso do equipamento. 

Localizado na Avenida Cristiano Machado, 3.450, no bairro União, na região Nordeste, o local terá capacidade para cerca de 10 mil pessoas. 

O concessionário deverá construir, montar e entregar o centro conforme projeto básico definido pelo município e, em permuta, receberá o terreno, de 30 mil metros quadrados, e o direito de exploração por 35 anos.

O processo de desapropriação do terreno destinado ao centro de convenções está em curso no Superior Tribunal de Justiça e, de acordo com o projeto, a concessionária terá a devida ciência dessa situação. 

A propriedade do terreno só será transmitida depois de transitada e julgada a decisão judicial. 

Concluído o processo, a concessionária terá prazo de três anos para a construção e implantação do projeto.

Além desse empreendimento, o prefeito Márcio Lacerda disse que há projeto da iniciativa privada para a construção de um centro de convenções no bairro Engenho Nogueira, na região da Pampulha, cuja área útil chega a 65 mil metros quadrados, com duas mil vagas de estacionamento. Esse projeto ainda está sendo avaliado pela Prefeitura.

Visitantes estrangeiros em Minas Gerais cresce 9% 
Em 2014, cerca de 51 mil estrangeiros desembarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, na capital mineira. 

Isso representa um aumento de 9,2% em relação a 2013, de acordo com dados levantados pelo Departamento da Polícia Federal e o Ministério do Turismo e apurados pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. 

O aumento se deve principalmente à realização da Copa do Mundo. Somente no mês de junho, quando ocorreu o mundial, entraram pelo aeroporto de Confins 36% do total de estrangeiros que vieram a Minas em 2014. 

Se comparado ao mesmo período em 2013, houve um acréscimo de 280%, saltando de 4.840 para 18.398 turistas de outros países. 

Para o secretário de estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, o fluxo de turistas estrangeiros tende a crescer mais ainda em 2016 com a realização dos Jogos Olímpicos. “Receberemos atletas do Japão e Canadá em Juiz de Fora, da Irlanda em Uberlândia, e na capital receberemos os da Grã Bretanha. 

São países em que os torcedores tradicionalmente acompanham as suas equipes. 

Além disso, tivemos uma experiência muito positiva durante a Copa do Mundo, e esperamos que isso impulsione a vinda de mais turistas a Minas Gerais”, diz Caixa.

As maiores taxas de crescimento foram observadas em países que jogaram em Belo Horizonte durante a Copa ou que possuem voos diretos para a capital mineira. 

Em primeiro lugar, destaca-se a entrada de visitantes de “outros países da África” impulsionados pelos argelinos que cresceram em 2566%, seguidos dos colombianos (297%), chilenos (192%), panamenhos (162%), belgas (144%), argentinos (109%) e uruguaios (101%). 

Em relação aos valores absolutos, os 10 países que mais emitiram visitantes para o Brasil com entrada por Minas Gerais, em 2014, foram os seguintes: 


1 - Estados Unidos
16.512 

2 - Argentina

7.036


3 - Portugal
4.557


4 - Outros países da África (Argélia)
2.826


5 - Itália
2.427


6 - Colômbia
2.064


7 - Alemanha
1.681


8 - Bélgica
1.576


9 - França
1.445


10 - Espanha
1.253


Para consultar os dados completos, acesse: http://www.minasgerais.com.br/observatorioturismomg/?page_id=298


A Igreja São Pedro e os jardins de gramado encantam os turistas

FESTURIS 
Começaram as inscrições para a 27ª edição do FESTURIS - a Feira de Turismo de Gramado. 

As inscrições são voltadas para todo o trade, porém os agentes de viagens e funcionários de operadoras e agências de viagem terão seu credenciamento gratuito até o dia 30 de setembro. 

Com uma feira de negócios que é frequentada por um público altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade, mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo mais de 2.500 marcas distribuídas em 400 estandes, proporcionando assim excelentes oportunidades de negócio. 

De acordo com Eduardo Murad Jr., presidente da ALAGEV – Associação Latino Americano de Gestores de Viagens Corporativas, “O FESTURIS é um dos principais eventos do trade e tem um papel fundamental no desenvolvimento do setor, mostrando que o mercado está cheio de oportunidades e produtos e serviços que atendem a todas as demandas corporativas e de eventos dos clientes”. 

Danilo Kehl Martins, presidente da ABAV-RS, ressalta que o FESTURIS é um marco forte para os agentes de viagens, pois é o principal evento focado no turismo realizado na região e com abrangência internacional, contando com profissionalismo que garante a participação de um número cada vez maior de agentes. 

O FESTURIS Gramado ocorrerá de 5 a 8 de novembro no Serra Park, em Gramado, Rio Grande do Sul. 
As inscrições serão feitas pelo site do evento: www.festurisgramado.com

Passear pela neve puxados pelo trenó em Ushuaia





Ushuaia
Localizada no extremo sul da Américas, na Patagônia Argentina, a conhecida Ushuaia, a Tierra Del Fuego, atrai turistas brasileiros e de várias partes do mundo pela sua beleza natural e esportes da neve. 

Ushuaia leva o turista a usufruir da melhor neve da Argentina,onde oferece uma variedade de atividades para realizar neste inverno, esqui, snowboard, caminhadas com raquetas, patinação no gelo, passeios noturnas, passeios de trenós retidos por siberianos, passeios de motos de neve, esqui de fundo, esculturas em neve e muito mais... 

Sempre rodeado de belas paisagens e a melhor oferta gastronômica! Consulte seu agente de viagem e participe desta fantástica viagem a Ushuaia.

Esportes na neve e a culinária de Ushuaia são variados.


24ª Edição da Feijoada do Maranhão

Valdez Maranhão.


Será no dia 22 de agosto, das 13h às 18h, no Clube Chalezinho, a tradicional Feijoada do Maranhão. 

A festa já é consagrada e esperada não só pelos mineiros, mas também, pelos conterrâneos de São Luís, no Maranhão, e até de outros estados que visitam BH.

Entre as atrações musicais já estão confirmadas as presenças da dupla sertaneja mineira Alan e Alex, a cantora Luciana Fossi, que vem alcançando repercussão nacional e a Banda Balatucada, sucesso garantido no evento com seu colorido e ritmo animado para levantar a galera. 

O cardápio é um show à parte. Além da deliciosa feijoada, iguarias e guloseimas mineiras são servidas para deleite dos presentes, sem falar na cerveja e chopp Skol, caipivodka e cachaça mineira. 

O encontro reúne convidados de todo país, que se encantam com a hospitalidade mineira, o bom papo e o ambiente propício à alegria e ao divertimento.

A camiseta da feijoada, tanto em BH quanto em São Luís, tem assinatura do renomado artista plástico Fernando Pacheco. 

“É com alegria que faço as pinturas para estampar as camisetas da Feijoada do Maranhão este ano”, afirma Pacheco. 

Para ele feijoada mais que um prato, virou um símbolo de resgate cultural da culinária e da memória do Brasil. 

É também sinônimo de festa, alegria, uma instituição para se reunir e se divertir. O que resume bem a proposta deste evento. Informações: 3046-3866 

A feijoada tem uma história curiosa. A primeira versão do evento aconteceu em 1992 quando Valdez Maranhão, então fotógrafo do antigo “Jornal de Minas”, perdeu sua máquina fotográfica. 

Sem capital para adquirir outra câmera, seu instrumento de trabalho, Maranhão resolveu, por sugestão dos amigos, fazer a feijoada.


Clube Chalezinho preparando a feijoada do Maranhão

O evento foi um sucesso! Desde então vem sendo realizado anualmente. Em 2015 acontece a 4ª Edição da Feijoada do Maranhão, em São Luís, no Hotel Luzeiros, no dia 10 de Outubro. 



OURO PRETO PROMOVE 
FESTIVAL DE TURISMO

Patrimônio Mundial da Humanidade, a cidade de Ouro Preto, a 90 Km da capital mineira, promove o Festival de Turismo, de 15 a 17 de outubro. 

A histórica Ouro preto encanta a todos com suas ruas com ladeiras em paralelepípedo e a arquitetura barroca, entre museus e casarios, chafarizes e oratórios, museus e igrejas, a cidade tem em cada canto a diversidade histórica da colonização, encantam os turistas do Brasil e exterior. 

Com mais de 300 anos, Ouro Preto,a antiga Vila Rica, considerada uma das maiores riquezas de Minas Gerias, é a cidade das nuances, da arte de Aleijadinho, da Inconfidência Mineira, de Tiradentes, a Escola de Minas e da UFOP, Carlos Bracher e muitos artistas e artesãos espalhados pelos seus becos e vielas. 

Eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter viva em sua memória fatos históricos do Brasil, Ouro Preto não se conta, se visita, se descobre, se vivencia. 

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e vários parceiros do trade turístico, o evento é uma promoção da ABAV-MG (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais) e como realizadora a FIRE Assessoria de Eventos, será realizado, de 15 a 17 de outubro de 2015, o Festival de Turismo Ouro Preto.

No lançamento do Festival de Turismo em Ouro Preto, o diretor da Fire Eventos, Alexandre Araujo, o secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vechia e o presidente da ABAV MG, Toninho da Matta.

Centro de Artes e Convenções da UFOP. Segundo o empresário e realizador do evento, Alexandre Araújo, este evento promete ser o maior e mais arrojado do setor nas terras mineiras e tem o objetivo de promover possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em eventos de turismo. 

Além das mostras de turismo com o intuito de divulgar roteiros e circuitos nacionais e internacionais com stands de operadoras, parques temáticos, circuitos gastronômicos, hotéis, resorts, navios, companhias aéreas, e tudo mais que envolve uma boa viagem, serão oferecidas aos agentes, palestras e workshops e as visitas de familiarização por maravilhosos destinos.

Com a característica inerente de um bom mineiro de receber bem, os agentes do trade terão belas lembranças destes momentos e com certeza irão ofertar aos seus passageiros vários destinos e novas experiências. 

www.festivaldeturismoouropreto.com.br.