sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Feira de Antiguidades na Marina da Glória terá coleção exclusiva de azulejos neste domingo, 05/11



A quarta edição da feira de antiguidades Época de Glória acontece no dia 5 de novembro, domingo, na Marina da Glória. 

Com entrada gratuita, o evento reúne 250 expositores que apresentam as melhores peças de seus acervos entre móveis, tapetes, louças, discos de vinil, prataria e acessórios.

O grande destaque será parte da coleção de azulejos de Carlos Frascari, dono do maior acervo do Brasil em variedades de desenhos. 

São 3600 peças que vieram de casas demolidas no Rio de Janeiro, São Luís, Recife e Belém, e foram fabricadas em diversos países como Portugal, Holanda, França, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Bélgica. Entre os mais raros estão azulejos persas do século XV.


No final dos anos 70, Frascari foi trabalhar na Indústria Cerâmica Paraná. Lá conheceu o suíço Urban Binz, diretor Comercial da empresa, que queria fabricar uma linha de azulejos inspirada em modelos antigos. 

Foi durante esse projeto que Frascari teve acesso a coleção de peças portugueses e franceses dos séculos XXVII ao XIX do antiquário Paulo Affonso de Carvalho Machado. 

E foi dele que Frascari ganhou o primeiro azulejo que daria início a sua coleção, que cresceu rapidamente. Para organizá-la Frascari emoldurou e pendurou nas paredes de sua casa, que chegou a ter 2.000 azulejos.


A feira reúne no pavilhão da Marina da Glória barracas da Lavradio, Praça XV, antiquários da Siqueira Campos e Cassino Atlântico. 

O evento acontece uma vez por mês, sempre aos domingos. Os visitantes poderão aproveitar também a praça de alimentação da feira e os restaurantes da Marina da Glória: Corrientes 348, Soho, Empório Rio e Maruru Deli.


Época de Glória - Feira de Antiguidades
Marina da Glória - Pavilhão de eventos

05/11, domingo, das 9h às 18h - Entrada gratuita

Av. Infante Dom Henrique, s/n