terça-feira, 8 de maio de 2018

Notícias de Joinville dão conta da bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo em Joinville, comandando a seleção de novos bailarinos


Coluna
VOLTA AO MUNDO

Nelci Seibel
(Membro da Academia Joinvilense de Letras e da 

Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul)




Seleção para o Festival de Dança



A seletiva dos participantes do Festival de Dança de Joinville para a Mostra Competitiva e Meia Ponta está agendada para 7 a 12 de maio, em Joinville, conduzida pela curadoria artística, formada pelos profissionais da dança Ana Botafogo, Caio Nunes e Thereza Rocha. 

Este ano, o festival tem 3.320 coreografias inscritas, número recorde. Representam 23 estados brasileiros e o Distrito Federal, além do Paraguai, Peru e Estados Unidos. Dessas, 540 foram pré-classificadas.

18ª Bandoneonfest 



Bandoneonistas que comandam a Bandoneonfest em Joinville. (Foto divulgação) 


A Bandoneonfest completa 18 anos em maio e realizará, nos dias 19 e 20, a 18ª edição da festa. Pela primeira vez, terá dois dias de programação, tendo como tema “Volta ao Mundo no Bandoneon”, para enaltecer o instrumento e demonstrar a sua versatilidade para tocar vários estilos musicais. 


No dia 19, às 19h haverá a Noite de Gala no Teatro Harmonia Lyra, com bandoneonistas famosos, destacando a apresentação do bandoneonista Klaus Gutjahr, da Alemanha (também fabricante de bandoneons) e o Show Internacional de Tango, acompanhado da banda Alma e Pásion, da Argentina. 

No domingo (20), as atividades serão na Sociedade Rio da Prata, SC-418 K 07, Pirabeiraba, Joinville, com início às 10h. Cinco bandas irão se apresentar ao longo do dia. 

Haverá almoço, típico da Sociedade Rio da Prata, além de serviço de salgados, doces e bebidas. Um palco alternativo dará oportunidade a diversos músicos, que poderão se inscrever na hora. Mais informações no site: www.bandoneonfest.com ou bandoneonfest@terra.com.br

Mães no Beto Carrero

Para homenageá-las, Beto Carrero World não cobra ingresso das mães durante o mês de maio, desde que acompanhadas por um filho pagante, com compra antecipada. Ligue para: 47 3261-2222. 

A Natureza Nos Une

Como forma de estimular o olhar atento para o meio ambiente e para as paisagens naturais, a The Nature Conservancy (TNC), maior organização ambiental do mundo, promove a 2ª edição do concurso internacional de fotografia “A Natureza Nos Une”.


A foto é Wendell Medeiros, servidor público em Santarém (PA), 
com a qual venceu o concurso. 


A foto de uma vitória-régia em formato de coração, tirada no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, na edição de 2017, pelo brasileiro Wendell Medeiros, de Santarém (PA), Ganhador na categoria Escolha Popular, foi escolhida entre as quase 33 mil imagens inscritas e selecionada por um júri de fotógrafos de natureza como uma das 100 melhores. Logo depois ela foi eleita como a melhor, pela preferência do público na internet. 

Este ano, as inscrições ficarão abertas até 31 de maio. Os vencedores serão agraciados com vários prêmios. Acesse: Facebook (TNC Brasil) e Instagram (tncbrasil), em que estão publicando fotos das paisagens naturais mais bonitas com informações sobre a competição. 

O concurso é dividido em seis categorias: Pessoas e Natureza, Paisagem, com ou sem pessoas, Água, dentro ou fora dela, Vida Selvagem, Cidades e Natureza e Escolha do Público (em que o público do site é o juiz). 

Em cada grupo, as fotos serão julgadas por sua originalidade, excelência técnica, composição, impacto global, mérito artístico e relevância do tema para a natureza e para os seres humanos. (TNC): The Nature Conservancy é a maior organização sem fins lucrativos de conservação ambiental do mundo, presente em mais de 60 países, adotando diferentes estratégias com a missão de conservar as terras e águas. 

No Brasil, atua há mais de 25 anos, promove iniciativas nos principais biomas, concentrando-se em ações ligadas à Agropecuária Sustentável, Segurança Hídrica e Infraestrutura Inteligente, além de Restauração Ecológica e Terras Indígenas. 

Aeroporto de Navegantes

Durante o primeiro trimestre deste ano, foram registrados 491.208 passageiros no Aeroporto Internacional de Navegantes/Ministro Victor Konder (SC). 

Esse número representa alta de 41,9% em comparação ao mesmo período de 2017 e de 17,3% em relação a 2016. Apenas em janeiro, passaram pelo terminal catarinense 192.546 passageiros, entre embarques e desembarques. 

O mês representou recorde na história do terminal, com aumento de 14,8% em relação à marca anterior, que havia sido em janeiro de 2016. 

Em fevereiro, foram registrados 141.215 viajantes e março 157.447. De acordo com a superintendente do terminal, Andreia Nandi, a alta na movimentação de passageiros é reflexo do início das operações da Avianca, em maio de 2017, bem como do início dos voos internacionais para Buenos Aires, em dezembro do ano passado. 

Aeroporto Internacional de Navegantes (Foto divulgação) 


Convention Bureau de Balneário Camboriú Na noite do último dia 17 aconteceu posse festiva da nova diretoria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, gestão 2018/2020. 

Realizado no Hotel Sibara Flat & Convenções. Ana Maria Alves dos Santos, que comanda a Vip Mar Turismo e Receptivo, assumiu a presidência da entidade ao lado da vice-presidente, Margot Rosenbrock Libório, do Hotel Bella Camboriú. Na ocasião, também assumiram novos diretores, membros do conselho fiscal e diretivo da entidade.