terça-feira, 1 de maio de 2018

O interior de Minas Gerais suas festas e eventos, entre eles a Feira do Vinho em Catas Altas





Coluna
 
Minas Turismo Gerais 

Jornalista Sérgio Moreira



Interior de Minas está recheado de 
festas e eventos para quem curte boa gastronomia

Viajar é uma das experiências mais gratificantes da vida. Passear, conhecer lugares novos, pessoas novas, ver as culturas e peculiaridades e, claro, provar as delícias locais torna tudo isso ainda mais gratificante e inesquecível. Se está nos seus planos viajar nas próximas semanas, queremos tornar seu passeio ainda mais prazeroso com boas dicas de eventos culturais e gastronômicos que acontecem neste período, inclusive os gratuitos.

Os roteiros do Circuito do Ouro: Entre Serras da Piedade ao Caraça (que inclui as cidades de Caeté, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas) e Entre Trilhas, Sabores e Aromas (Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará e Raposos). 

Se der vontade de visitar algumas dessas cidades, aproveite para passar pelas outras que são tão próximas. Cada uma e todas eles valem uma visita, por seus atrativos especiais. Vamos às festas!

Entre Serras da Piedade ao Caraça
Vamos começar por Catas Altas. Entre os dias 18 e 20 de maio (sexta a domingo), acontece a XVIII Festa do Vinho. Uma festa bastante tradicional na região, realizada na Praça Monsenhor Mendes, que chama atenção de milhares de pessoas e turistas de todas as partes todos os anos. 

O clima frio dá um toque especial ao cenário da festa, que celebra o produto típico do município: o vinho de jabuticaba. Além de proporcionar entretenimento, procura valorizar a cultura local, premiando os melhores produtores de vinho e realizando a tradicional escolha da rainha e da princesa da festa. 

O vinho de jabuticaba fica exposto em tendas que também comercializam vinhos de uvas diversas e há também barracas gastronômicas com comidas variadas de inspiração regional mineira. Serão realizadas apresentações culturais, feira gastronômica e oficinas de culinária.

Na Vila Colonial de Cocais, o destaque é a VII Festa da Quitanda e o VI Festival da Goiabada que são realizados juntos, nos dias 05 e 06 de maio. 

O distrito da cidade de Barão de Cocais se torna um espaço de gastronomia, música, turismo, cultura e tradição e costuma ficar repleto de deliciosos aromas e sabores, como o de café coado na hora, acompanhado de biscoito frito no fogão à lenha e saindo do forno de barro o biscoito de polvilho. 

A programação inclui ainda a oficina “Modo de Fazer Goiabada Cascão”, conduzida pela mantenedora e quitandeira a Sra. Maria Rita de Alcântara Martins e o concurso das quitandeiras.


Culinária de Ora Pro Nóbis 

Entre Trilhas, Sabores e Aromas
O próprio roteiro já indica que essas são cidades ideais para curtir uma boa gastronomia. Mas selecionamos aqui alguns eventos que podem interessar, como a Viação Gastronômica, que acontece em Itabirito entre 21 de abril e 20 de maio. É um dos principais eventos do calendário da cidade, já está em sua 5ª edição, com a participação de 18 estabelecimentos. 

O tema deste ano é “Gastronomia de Minas em harmonia com a produção associada: Cervejas artesanais e a Cachaça artesanal de alambique como produto nobre na cozinha mineira”. Os restaurantes e bares precisam incluir em suas receitas e preparação, a cachaça artesanal de alambique ou cervejas artesanais.

Pulando para Sabará, entre os dias 04 e 06 de maio será realizada a XXI edição do Festival Gastronômico do Ora-Pro-Nóbis. 

Conhecido nacionalmente, o festival é realizado no bairro Pompéu onde são expostas e comercializadas deliciosas receitas, que tem o ora-pro-nóbis como carro chef. 

Ele conta também com uma diversificada programação musical e cultural em um ambiente tranquilo e acolhedor. Por ser famoso, vem atraindo cada vez mais visitantes do Brasil inteiro e também em nível internacional.

Ora pro nóbis, delícia de culinária mineira 

A programação completa dos eventos você encontra no site do Circuito do Ouro: www.circuitodoouro.tur.brAcompanhe ainda as dicas através das redes sociais.
  

 facebook.com/circuitodoouro e no instagram: @circuitodoouro. 


Senar Minas escolhe o Bristol Viçosa Hotel para a
realização do VI Encontro de Entidades Cooperadas
O recém-inaugurado Bristol Viçosa Hotel, empreendimento de 112 apartamentos localizado em Viçosa, na Zona da Mata Mineira, foi escolhido pelo Senar  Minas - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, vinculado à  Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG, para sediar o VI Encontro de Entidades Cooperadas, que reuniu 110 participantes de 51 sindicatos de produtores e trabalhadores rurais e associações da região. 

O encontro foi realizado na sala Presidente Arthur Bernardes, que tem capacidade para 120 pessoas no formato auditório, é climatizada, possui isolamento acústico, equipamentos de projeção e sonorização e conexão Wi-fi. O evento, que durou dois dias, também hospedou 73 pessoas no hotel.

110 participantes de 51 sindicatos de produtores e trabalhadores rurais e associações da região 

"A infraestrutura do hotel, com sala de eventos e restaurante, contribuiu para o sucesso do encontro e resultaram em trabalhos muito produtivos em Viçosa. A facilidade de locomoção na área central da cidade e a oportunidade que tivemos de hospedar, reunir e oferecer alimentação no mesmo espaço foram muito elogiadas pelos participantes, que também apontaram a comodidade dos quartos. 

Todos ficamos satisfeitos com o atendimento sempre prestativo, a receptividade, a limpeza e qualidade das refeições. Tudo isso combina com o que sempre procuramos. Foi excelente!", considerou Silvana Novais - gerente regional, em Viçosa, do Senar Minas.

Segundo a gerente geral do Bristol Viçosa Hotel, Maria Basílio Carneiro, este foi o primeiro grande evento recebido pelo hotel apó
s sua inauguração e serviu de teste para todos os pontos sensíveis do empreendimento.

"Operamos com 100% da nossa capacidade, a plena carga, e nosso sistema de ar condicionado, Internet, elevadores, chuveiros, estacionamento, restaurante e serviços de check in, check out, room services e café da manhã funcionaram em nível de excelência para os hóspedes e público do evento", comemora a executiva.

Sobre o Bristol Viçosa Hotel


Bristol Viçosa Hotel


Inaugurado em dezembro do ano passado, o Bristol Viçosa Hotel absorveu investimento da ordem de R$ 15 milhões e passou a ser referência de hospedagem na região, trazendo para a cidade um novo conceito de hotelaria. 

Todos os apartamentos são equipados com internet Wi-figratuita, bancada de trabalho, ar condicionado com controle de temperatura, TV a cabo, cofre eletrônico, frigobar, secador de cabelo e espelho de aumento. 

Os apartamentos padrão superluxo possuem ainda varandas temáticas, enquanto a suíte premium tem banheira de hidromassagem, chuveiro com cromoterapia, maleiro, gaveteiro, poltrona e bancada para refeições. 

O empreendimento conta com restaurante, piscina, fitness center, estacionamento próprio, room service, sala para reuniões e eventos espaçosa e climatizada, com isolamento acústico, equipamentos de projeção e sonorização, conexão Wi-fi e capacidade para até 120 pessoas.

Vesperata de Diamantina
Um dos eventos mais tradicionais e autênticos de Minas Gerais, a Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX, quando no período das vésperas (que são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas) músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.

Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.Assista a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura diamantinense: a Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário.

Vesperata em Diamantina emociona o público com as músicas 

É que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público da Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes. Cada show reúne mais de mil pessoas. Nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas.


Confira a programação completa: 05 e 26 de maio,09 e 23 de junho,07, 14 e 28 de julho,,4, 18 e 25 de agosto,15 e 29 de setembro,13 e 20 de outubro, Consulte seu agente de viagem e divirta em Diamantina. 

FESTURIS 

A tradicional Solenidade de Abertura do FESTURIS ocorre no Palácio dos FESTIVAIS e recebe centenas de autoridades, profissionais e jornalistas de todo o mundo em um momento único de confraternização em Gramado. O evento acontece de 8 a 10 de novembro. 


Festuris movimenta o turismo brasileiro e internacional 


O Congresso FESTURIS é a oferta de conhecimento oferecida pelo evento aos seus participantes. Ocorre na parte da manhã com grandes cases de sucesso. Local: Palácio dos Festivais. 


Feira de negócios
: muita geração de negócios e as principais marcas do turismo mundial reunidas em Gramado para quatro dias onde o mundo se encontra para o lançamento das principais novidades do setor. Local: Serra Park. 

O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo terá em 2018 a sua 30ª edição. A feira ocupará 22 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado. Já a programação do Congresso ocorre no Palácio dos Festivais. Informações sobre a Programação 2018., festuris.com.br 
________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br