sábado, 11 de julho de 2015

OURO PRETO PROMOVE FESTIVAL DE TURISMO, EM OUTUBRO. COLUNA MINAS TURISMO GERAIS DO JORNALISTA SÉRGIO MOREIRA

Valéria Chaves (Professora do curso de Turismo da Ufop), Alexandre Araújo (Diretor Administrativo da Fire assessoria de eventos,Willian Adeodato (Diretor Executivo do Convention & Visitors Bureau de Ouro Preto e Presidente do COMTUR), Felipe Vecchia Guerra (Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio), Erika Curtiss dos Santos (Secretária Municipal de Meio Ambiente), Antônio da Matta ( Presidente da ABAV-MG) e 
Milton Pimentel (Gerente Comercial do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto).  

As ruas ladeiras históricas de paralelepípedos e arquitetura barroca, entre museus e casarios, chafarizes e oratórios, museus e igrejas receberão, de 15 a 17 de outubro de 2015, o Festival de Turismo Ouro Preto, que acontecerá no Centro de Artes e Convenções da UFOP.

Patrimônio Mundial da Humanidade, a cidade de Ouro Preto, a 90 Km de Belo Horizonte, tem em cada canto a diversidade histórica da colonização, que encanta os turistas do Brasil e exterior que a visitam o ano todo. 

Ouro Preto, antiga Vila Rica, considerada uma das maiores riquezas de Minas Gerais, é a cidade das nuances, da arte de Aleijadinho, da Inconfidência Mineira, de Tiradentes, da Escola de Minas, da UFOP, Carlos Bracher e muitos artistas e artesãos espalhados pelos becos e vielas. 

Eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter viva em sua memória fatos históricos do Brasil, Ouro Preto não se conta, se visita, se descobre, se vivencia.

O festival que tem o apoio da Prefeitura de Ouro Preto e de vários parceiros do trade turístico, é uma promoção da ABAV-MG (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais) e é realizado pela FIRE Assessoria de Eventos.

Segundo o empresário e realizador do evento, Alexandre Araújo, este evento promete ser o maior e mais arrojado do setor nas terras mineiras e tem o objetivo de promover possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em eventos de turismo.

Além das mostras de turismo com o intuito de divulgar roteiros e circuitos nacionais e internacionais com stands de operadoras, parques temáticos, circuitos gastronômicos, hotéis, resorts, navios, companhias aéreas, e tudo mais que envolve uma boa viagem, serão oferecidas aos agentes, palestras e workshops e as visitas de familiarização por maravilhosos destinos.

Com a característica inerente de um bom mineiro de receber bem, os agentes do trade terão belas lembranças destes momentos e com certeza irão ofertar aos seus passageiros vários destinos e novas experiências. www.festivaldeturismoouropreto.com.br



O FICC vai acontecer na charmosa Lagoa dos Ingleses durante três dias seguidos, com 52 stands de cervejas, além de Food Trucks, Lojas de Artesanato, Área Vip e Espaço Kids. 

Já em sua primeira edição vislumbra as próximas, em cada uma delas homenageando um país, desta vez será a Inglaterra, estreitando laços de relacionamento com comunidades inglesas presentes na região de Nova Lima. 

Paralelo a feira, vão acontecer diversas atividades, como um Congresso de cervejas que trará palestrantes brasileiros e internacionais, um Concurso de cervejas caseiras produzidas de acordo com a Escola Inglesa de Cervejas e um Concurso de gastronomia inglesa com tempero mineiro.

A programação cultural inclui 11 bandas, diversos DJ’s e intervenções circenses, os Stands serão em formato de “U” para haver maior interação entre o expositor e o visitante, e será garantida total estrutura para acessibilidade de deficientes físicos.

A venda dos ingressos será no valor de R$25 por dia ou R$50 o passaporte que dá acesso aos 3 dias. A inscrição para o Congresso terá valor separado e os congressistas terão acesso livre a feira por todos os dias. 

O transporte será garantido pelo evento e o seu valor já está incluído no ingresso, sairão ônibus de 30 em 30 minutos da Savassi e do BH Shopping. 

Serviço
FICC – Festival Internacional de Cerveja e Cultura nos dias: 28, 29 e 30 de agosto Acompanhe: https://www.facebook.com/Festival-Internacional-de-Cerveja-…




Passaporte comum 
passa a valer por dez anos 

A Polícia Federal e a Casa da Moeda apresentaram o novo modelo de passaporte comum brasileiro, que passa a ter validade de dez anos – o dobro dos anteriores – e itens de segurança mais avançados. 

O valor também mudou: de R$ 157,05 para R$ 257,25, um aumento de 64,8%. Quem possui o passaporte antigo pode continuar utilizando até o prazo de validade. 

Com a alteração do prazo de validade, o sistema de criptografia dos passaportes teve a segurança aprimorada.

O passaporte comum continua azul, mas a capa ganhou cinco estrelas representando a constelação do Cruzeiro do Sul e a inscrição "Passaporte Mercosul" em amarelo.

Diretores do FESTURIS, Marta Rossi entre Eduardo Zorzenello e Marcus Rossi


FESTURIS

De 5 a 8 de novembro, o mercado turístico do Brasil e de mais de 30 países estarão reunidos no FESTURIS considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o FESTURIS - Feira de Turismo de Gramado reúne significativa amostra do setor do turismo. 

Durante os dias do FESTURIS, o evento propicia o clima ideal para a concretização de negócios e parcerias que geram sólidos resultados durante todo o ano.

O Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico, recebendo empresas, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 30 países. 

Por seus corredores, circulam mais de 13 mil profissionais. Vitrine privilegiada para cerca de duas mil marcas, a feira é realizada no Serra Park, um dos mais modernos centros de eventos do Brasil, localizado a apenas 1 km do centro da cidade. 

Gramado pequena e encantadora cidade com características europeias e sede do Festival do Turismo, é considerada um modelo de planejamento turístico no Brasil. 

Dotada de completa infraestrutura hoteleira e gastronômica é frequentada por milhares de turistas do Brasil e de outros países. 

Seu centro é um verdadeiro shopping a céu aberto, com lojas de grifes fazendo contraponto aos artesanatos e chocolaterias – outra marca registrada da cidade. 

Gramado é ainda privilegiada por suas áreas verdes que abrigam condomínios, mais de uma centena de hotéis, parques e áreas de lazer. 


A nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/MG), eleita para o biênio 2015-2017, tomou posse no BH Boutique Hostel, no Santo Agostinho.De acordo com Patrícia Azeredo Coutinho, Presidente Reeleita, o segundo mandato será pautado pela contínua profissionalização da entidade, buscando a diminuição dos altos custos da hotelaria em várias frentes além da intensificação da ação no interior.

Nova diretoria da ABIH MG-Em seu discurso ela destacou os números que impactam a economia decorrentes do turismo, da falta de planejamento ante a nova safra hoteleira, da necessidade urgente de reforma do Minas Centro e Expominas, da necessidade de união e profissionalização do trade turístico e da importância de “saber pedir”.

“Precisamos nos organizar e saber pedir, ainda não demonstramos de forma clara para os governantes a nossa importância em geração de empregos e recolhimento de impostos” e continuou “o turismo é indústria limpa que representa 9% do PIB mundial e em Minas Gerais representa 5% do PIB e 12% dos empregos formais totais. 

Precisamos de verba para promoção do turismo e equipamentos de eventos atualizados e com preços competitivos".

Também discursaram o presidente da ABIH NACIONAL, Fermi Torquato, a subsecretária de Turismo Silvana Nascimento e a diretora de promoção turística da Belotur Stella de Moura. 

Representantes do governo estadual, municipal, presidentes de entidades do trade mineiro e nacional, presidente da Prominas, Cônsules do Japão, Canadá, Hungria, Argentina, Turquia e Israel em Minas Gerais marcaram presença na cerimônia de posse.

A escolha dos parceiros para realização da cerimônia teve o apoio da “Conceito Português”, Choperia Albanos, Korin Agricultura Natural, Kamide Buffet juntamente com Cristina Misk, cenografia de Monica Lipiani e música do DJ Leandro Rallo, Harus Amenities, Appsistemas e Rota de Eventos.




43ª ABAV EXPO 
INTERNACIONAL DE TURISMO

De 24 a 26 de setembro de 2015, acontece a 43ª ABAV – A Feira das Américas - ABAV é uma das maiores feiras de turismo da América Latina e ponto de encontro, comercialização e comunicação de toda a cadeia produtiva do setor turístico desta região do globo. 

Neste evento se encontram agentes de viagens e profissionais do turismo com representações de atrações turísticas, destinos, espaços para eventos, hotéis, meios de comunicação, agências online, entre outros para conhecer novos produtos, lançamentos, estabelecer contato com outros profissionais e transformar as tendências do setor em negócios. acontece no Anhembi, em São Paulo, o maior Centro de Eventos da América Latina, e é segmentada por regiões: Brasil, América Latina e Caribe, Europa, Estados Unidos, Ásia, África e Oceania, e ainda os espaços a Vila do Saber – Congresso ABAV - Ilha Corporativa e a Sala Vip do Agente de Viagens. 

No ano passado, os dados foram de 41.095 visitantes, 3.500 Marcas expositoras e estandes com 65 Países . Informações www.abavexpo.com.br


Maquiné Park Hotel localizado a apenas 90 Km de BH o hotel oferece salões para eventos, reuniões, simpósios, seminários para empresas, além de realizações de festas de casamentos e aniversários. Informações: WWW.maquineparkhotel.com.br 
Tel.(31) 3714-6288





coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira sergio51moreira@bol.com.br