domingo, 12 de julho de 2015

PASSAGEIROS DA CLASSE EXECUTIVA - APENAS, QUE PENA - RECEBERÃO AS NOVAS BOLSAS DE TOILETTE DA TAP HOMENAGEANDO AS CALÇADAS PORTUGUESAS. PROGRAMA ARTE LUSÓFONA LANÇA SÉRIE "TAPETES DE PEDRA". A COMPANHIA AÉREA PORTUGUESA CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIR A EXPOSIÇÃO "TAP PORTUGAL: IMAGEM DE UM POVO", DIA 15 DE JULHO NO MUSEU DO DESIGN E DA MODA

A quarta série do programa Arte Lusófona traz desta vez para bordo dos aviões da TAP as icônicas calçadas em pedra portuguesa, cuja origem remonta aos mosaicos árabes e romanos e tornou-se mundialmente mais conhecida pelo famoso Calcadão da Avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro (foto da direita).

Com textos de Renata Lima e imagens do fotógrafo Bruno Veiga, as Bolsas de Toilette foram inspiradas no livro “Tapetes de Pedra”, editado em 2010 e num registo inédito da história das calçadas portuguesas no mundo.

O projeto editorial utilizou textos de autores brasileiros e portugueses e teve como objetivo valorizar este tipo de arte, mostrando a necessidade da sua preservação. 

Renata Lima idealizou e coordenou o livro e conseguiu sintetizar, em cada uma das nove Bolsas de Toilettte, a essência dos textos originais, tendo ido mais além ao descobrir em Nova Iorque e Macau, calçadas que não aparecem no livro. 

Para isso, contou com o acervo do “Arquivo Francisco Caldeira Cabral” e a ajuda da fotógrafa nova-iorquina Maike Schultz.

Estes pavimentos, disseminados nos cinco continentes pelos portugueses, não só serviram para embelezar as cidades, como também trouxeram vantagens ambientais como a drenagem do solo e o reaproveitamento das pedras.

Cada Bolsa de Toilette contém um desdobrável com as imagens da coleção, informações sobre a localização do pavimento e eventuais curiosidades.

As três primeiras de uma série de nove imagens que compõem a coleção de 2015 estarão a bordo da TAP Executive, em determinadas rotas, já a partir de Junho. A partir de Julho estarão disponíveis em todos os destinos.

"TAP Portugal: Imagem de um Povo" é a exposição que a companhia aérea promove no MUDE - no próximo dia 15 de julho de 2015, em Lisboa.