quinta-feira, 21 de setembro de 2017

IGHB divulga agenda cultural de setembro, com entrada gratuita O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia apresenta aos baianos e visitantes uma extensa programação cultural em setembro, com entrada gratuita.


O documentário "Os filmes que eu não fiz" foi, hoje (20/9), exibido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Antes da exibição, houve um bate-papo com o diretor de fotografia Paulo Hermida. No documentário, Alexandre Robatto Filho e sua paixão desde a década de 1930: o cinema. 

"120 anos do fim da Guerra de Canudos" é tema de seminário, amanhã, dia 21 de setembro de 2017, às 17h, na sede do IGHB. No encontro - gratuito - estarão presentes Edivaldo Boaventura, Eliane Bina, Fábio Paes, Oleone Fontes, Vanderlei Costa e Manoel Neto. 

A Guerra de Canudos foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.

"Aquecimento global e catástrofe planetária" será tema de relançamento de livro e mesa redonda que acontecem dia 22, das 17h às 20h. 

Com o apoio da ABROL (Academia Brasileira Rotária de Letras - BA), o evento terá como conferencista o engenheiro Fernando Alcoforado (autor do livro) e debatedores: Durval Olivieri e Osvaldo Soliano.

De 26 a 29 de setembro, das 14h às 18h, acontece o “Curso de Gestão de Documentos musicais e musicográficos”, que será ministrado pelo professor da Escola de Música da Ufba, Pablo Sotuyo Blanco. 

O objetivo da iniciativa, com inscrição gratuita, é disseminar conhecimentos e técnicas relativas aos documentos musicais e musicográficos, avaliar e atualizar os processos em uso na gestão desses documentos na instituição, além de atualizar os marcos normativos-descritivos desses documentos na instituição. 

Poderão de inscrever arquivistas, diretores, gestores, profissionais que atuam em setores de arquivo de instituições públicas e privadas, e demais profissionais interessados no assunto.

Os eventos têm entrada gratuita e as inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.ighb.org.br

Mais informações no telefone 71 - 3329 4463 ou na sede (Av. Joana Angélica, 43 – Piedade). 

Assessoria: Cleide Nunes - 71 999745858

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Resumo da agenda
Dia 21, às 17h – Seminário 120 anos do fim da Guerra de Canudos

Dia 22, às 17h – Mesa redonda Aquecimento global e catástrofe planetária

De 26 a 29, das 14h às 18h - Curso de Gestão de Documentos musicais e musicográficos