terça-feira, 5 de setembro de 2017

Minas Gerais possui a mais longa rota de turismo religioso do Brasil, que liga os Santuários de Nossa Senhora da Piedade, ao Santuário de Aparecida, uma peregrinação de 1.000 km, que pode ser feito a pé, de bicicleta, a cavalo ou de veículo off-road. Clara Nunes é homenageada com uma estátua em Paraopeba, onde nasceu. A cantora se fosse estaria com 75 anos. Companhias aéreas que participarão do FESTURIS de Gramado registraram aumento de quase 5% em sua oferta de transporte




Coluna 
MINAS TURISMO GERAIS 

Jornalista Sérgio Moreira 



Caminho Religioso da Estrada Real – 1.000 Km de Fé




Serra da Piedade, onde está o Santuário Nossa Senhora da Piedade 


A maior rota de turismo religioso do Brasil foi instalada em Minas Gerais, através da Arquidiocese de Belo Horizonte. Do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, até o Santuário de Aparecida, em São Paulo. 


Os fiéis que vão fazer a rota passam por 32 municípios mineiros e seis paulistas, num percurso de mais de mil quilômetros, chamado de Caminho Religioso da Estrada Real - CRER como uma rota oficial de peregrinação.

Para o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, “a singularidade do Caminho Religioso da Estrada Real reside na riqueza e na beleza do seu conjunto paisagístico e arquitetônico, particularmente sacro. Esse é um dos projetos com maior potencial turístico de Minas e, por isso, merece atenção de todos os mineiros. O CRER precisa estar no coração de cada mineiro, nos projetos empresariais e nos investimentos governamentais”.


O Caminho
Inspirado no consagrado Caminho de Santiago de Compostela, da França à Espanha, o CRER tem como objetivo desenvolver e estruturar o segmento de turismo religioso, em Minas Gerais, a partir da formatação de produtos turísticos que associem experiências turísticas à religiosidade, que é marcante no estado. 


A ideia surgiu em 2001, quando dois caminhantes, com apoio do Instituto Estrada Real (IER) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) percorreram, em 36 dias, toda a Estrada Real, identificando as principais necessidades para sua consolidação. 

Entre 2002 e 2004, depois de rigoroso levantamento e demarcação foram fixados os marcos sinalizadores. Atualmente, o trajeto pode ser percorrido a pé, de bicicleta, a cavalo ou veículo 4 x 4 Off Road, configurando-se assim como uma opção de turismo e peregrinação, com prestação de serviços qualificados para atender aos visitantes/peregrinos em uma única viagem ou por etapas, conforme a sua disponibilidade. 

“O turista pode iniciar a rota de qualquer ponto e percorrer os trechos que desejar, não sendo obrigatório realizar todo o caminho de uma só vez”, explica Eberhard Hans Aichinger, representante da Sacrum Brasilidades, empresa gestora do CRER.



Rota do caminho Minas a São Paulo

Mapa da peregrinação

A rota perpassa pelos seguintes municípios mineiros: Caeté, Sabará, Raposos, Barão de Cocais, Nova Lima, Santa Bárbara, Rio Acima, Catas Altas, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Casa Grande, Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu, São Lourenço, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Itamonte, Itanhandu e Passa Quatro. E pelos municípios paulistas de Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Guaratinguetá e Aparecida.

Em Minas Gerais, o trajeto está todo sinalizado para que o peregrino possa se orientar com segurança. Totens instalados em locais estratégicos indicam as direções. 


Placas indicativas apresentam o mapa geral do caminho, mostrando os municípios do percurso. Nos últimos anos, as estruturas físicas foram implantadas pela Setur, totalizando a instalação de 22 quiosques, 38 paraciclos, uma escada de acesso, três passarelas, 64 placas informativas, 1.771 totens indicativos, 119 placas de advertência para os motoristas, além da reparação de uma cabeceira de ponte e uma pinguela.

Para marcar o caminho percorrido, o turista poderá adquirir um passaporte no qual registrará as cidades onde esteve. Estes carimbos estarão disponíveis nos pontos de apoio CRER, geralmente localizados nas secretarias paroquiais de cada município ou nos pontos de informações turísticas da cidade. 


 Ao final do percurso, seja no Santuário Nossa Senhora Aparecida, seja no Santuário Nossa Senhora da Piedade, o peregrino que apresentar o seu passaporte carimbado em sua totalidade receberá um certificado de conclusão de todo o Caminho Religioso da Estrada Real.


Clara Nunes ganha estátua de bronze

Estátua de Clara Nunes

Nascida em Paraopeba, no distrito do Cedro, que hoje é Caetanópolis, no dia 12 de agosto de 1942, se estivesse viva, Clara Nunes teria 75 anos. 


Para homenagear a artista, foi inaugurada neste fim de semana, no jardim do Memorial Clara Nunes, uma estátua de bronze em tamanho natural (1,64 metro) da cantora. 

A escultura leva a assinatura da escultora, designer e arquiteta Eliz Machado Dias, sul-mato-grossense que mora em Belo Horizonte há 26 anos. 

Para recriar Clara Nunes foram utilizados 70 kg de bronze reconstituído e resina com pó de bronze. “Precisaria de dois meses, mas fiz em 25 dias”, afirma a escultora. 

A escultura de Clara Nunes faz parte do projeto Clara Ilumina Minas, que une artes plásticas e música para lembrar os 75 anos da cantora, completados no mês passado. 

“O objetivo é manter acesa para sempre a luz de Clara e preservar sua memória. Uma mulher que conquistou o Brasil e vários países com sua energia, voz, canto singular e diversidade musical e cultural”, ressalta Eliz. 

O curador do Memorial Clara Nunes, pertencente ao Instituto Clara Nunes, Marlon de Souza Silva, acompanhou a instalação do monumento. 

“Ficou bonito. Ficamos felizes com essa doação”, contou. Ele explicou que, atualmente, moradores e visitantes podem ver a exposição Clara Mestiça, show de 1981 que rodou o Brasil e ganhou aplausos na Alemanha, Japão e outros países. 

Quem visitar o memorial, inaugurado em 2012, poderá ver os cenários do espetáculo, vestidos e troféus recebidos na época. 

O acervo tem também peças de outras apresentações, que foram guardadas pela irmã da cantora, Maria Gonçalves da Silva, a Mariquita, falecida em maio. 

SERVIÇO: Memorial Clara Nunes Rua Fernando Lima, 250, Centro, em Caetanópolis Aberto nos fins de semana e feriados, das 9h às 15h. Durante a semana, é preciso fazer agendamento pelo (31) 98874-3632. Entrada: R$ 5


Memorial Clara Nunes



FESTURIS cresce o setor turístico

Gramado recebe o Festuris, em novembro


As companhias aéreas, Avianca, Gol, Latam e Azul, expositoras da 29ª edição do FESTURIS - Feira Internacional de Turismo deste ano, tiveram um aumento de 4,59% em sua oferta de transporte, em relação ao ano passado. 


Dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), mostram que neste ano houve um crescimento de 3,83% na busca por voos domésticos e de 4,43% no volume de passageiros transportados, somando 8,6 milhões de viagens realizadas. A pesquisa foi um comparativo entre julho de 2017 e o mesmo período de 2016.

“Um dos pontos fortes do FESTURIS é a participação das principais companhias aéreas do mundo. Os números que apontam o crescimento são uma prova que este setor continua aquecido. Em 2017, mais uma vez, teremos a participação ativa das aéreas assinando espaços e com uma oferta de produtos e novidades que irão proporcionar bons negócios durante a feira”, destaca Eduardo Zorzanello, um dos CEOs da feira.




Eduardo Zorzanello, um dos organizadores do Festuris 



FESTURIS Gramado

O FESTURIS ocorre de 9 a 12 de novembro, em Gramado, na Serra Gaúcha, e vai ocupar 22 mil metros quadrados, no Serra Park. 

Também faz parte da programação uma intensa grade temática com cases de sucesso que compõem a lista de palestrantes do Congresso FESTURIS que é realizado no Palácio dos Festivais. 

O credenciamento está aberto e pode ser feito pelo site: www.festurisgramado.com

Dia 09/11
19h30 - Solenidade de Abertura (Palácio dos Festivais)

Dia 10/11 

8h30 às 12h - Congresso FESTURIS (Palácio dos Festivais),

13h45 às 20h - Feira de Negócios (Serra Park), 

Dia 11/11 
8h30 às 12h - Congresso FESTURIS (Palácio dos Festivais) 13h45 às 20h - Feira de Negócios (Serra Park). 


Encontro da Hotelaria e 
Gastronomia Mineira em Monte Verde



A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação - FBHA e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares Serras Verdes, com o apoio da CNC, Fecomércio MG Sesc, Senac e Sebrae, realizam nos dias 24 e 25 de novembro, no Áustria Hotel, em Monte Verde, o charmoso distrito de Camanducaia, a próxima edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira - Edição Serras Verdes. 

O representante da FBHA em MG, Marcos Valério Rocha, vem mantendo contatos com os hotéis, restaurantes, pousadas da região para a realização do evento que já foi realizado 15 vezes em vários municípios mineiros.
www.encontrohotel.com.br 


Áustria Hotel, em Monte Verde


_________________________________________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br