segunda-feira, 4 de setembro de 2017

TAP vende lebre e entrega gato. Assentos Conforto são vendidos em lugares péssimos, junto aos banheiros, ou quando são comprados em outros lugares a TAP troca de avião que não os possui e fica por isso mesmo. Para receber o dinheiro de volta o cliente tem que reclamar, senão fica no caixa da companhia

É neste espaço ridículo que os passageiros da Classe Econômica passam 10 h nos voos Brasil-Portugal e que a TAP me destinou quando comprei o assento conforto

Texto: Arnaldo Moreira

A TAP é a melhor opção para quem viaja entre o Brasil e Portugal, pois é a única que realiza voos diretos, mas episódios como o que aconteceu comigo, no último dia 21 de agosto, no voo das 12 h, que saiu de Lisboa para o Rio de Janeiro, poderá fazer com os passageiros busquem outras soluções como voar na holandesa KLM que faz uma campanha intensa de voos Brasil-Portugal, com escala em Amsterdam, por preços em torno de R$ 1.000 mais baixos do que os praticados pela TAP.

Os valores exorbitantes de uma passagem em classe Executiva me fez adquirir assentos, para mim e minha mulher, que a TAP denomina como Conforto, com mais espaço para as pernas. 

A péssima experiência nesses lugares no voo Rio - Lisboa, dia 27 de Julho, pois a TAP vende esses lugares com preços mais altos junto às portas de emergência, de fato com um espaço amplo para as pernas, mas horríveis, pois ali se situam os banheiros da classe Econômica que os quase 300 passageiros usam, naturalmente, durante o voo.

Quem pensa que ao comprar esses assentos "Conforto" vai ter uma viagem tranquila engana-se redondamente. Além do barulho da descarga e das portas abrindo e fechando, a noite toda, o voo todo, ainda tem a luz do banheiro apagando e acendendo cada vez que alguém entra na cabine e ali ainda ficam saídas de ar condicionado gelado que incomodam muito. 

Quem comprou, como eu, mais caro esses assentos passou por uma experiência que chamo de INFERNAL. É muita cara-de-pau, muito abuso da TAP cobrar mais por esses lugares.

Espaço do Assento Conforto que comprei e que a TAP não me entregou, ou seja vendeu gato por lebre

Dias antes da volta ao Brasil procurei outros lugares Conforto, longe das portas de emergência e achei os assentos 14 H e 14 J que adquiri na hora, pagando mais 70 euros.

Ao entrar no avião existiam os assentos, mas iguais a todos os outros, Desconforto. Os assentos Conforto pagos antecipadamente não existiam. Ou seja, a TAP vendeu gato por lebre. 

Reclamei da situação com o chefe de cabine, uma pessoa simpática e extremamente equilibrada e educada, que logo compreendeu e lamentou a situação, "mas não tenho o que fazer, pois provavelmente a TAP trocou de aeronave e nesta esses assentos não existem".

Se a TAP não tem como garantir os
Assentos Conforto que vende, se não tem como assegurar aos clientes a entrega do serviço, deveria oferecê-los apenas na hora do Check-in, pois o passageiro não tem culpa de trocas operacionais de aviões. 

Devia nesses casos avisar o passageiro que trocou de avião, cuja configuração não possui Assentos Conforto nos lugares adquiridos.

Espaço do assento Conforto
A verdade, é que o passageiro não se sente apenas frustrado, pois não tem como sair do voo e é obrigado a viajar 10 h num banco apertado, mas também enganado e revoltado porque comprou uma lebre e recebeu um gato "véio". 

É como se você tivesse feito uma reserva num restaurante, escolhido e pago antecipadamente um prato de filé mignon. Ao chegar o garçom informa que não tem o prato pago antecipadamente, lhe servindo carne de segunda, e o gerente lhe sugere que coma esse mesmo e depois reclame à empresa.

Espaço Assentos Desconforto.
Pois, foi essa a resposta que a tripulação e um funcionário de terra que o chefe de cabine chamou me deram. Como se sentiria o dono da TAP, numa situação destas? Frustrado, roubado, enganado?

A TAP, caso o passageiro não reclame, por falta de tempo, esquecimento, ou seja lá o que for, se não correr atrás do valor pago, a companhia embolsa o valor, na boa.

A posição da TAP só teria de ser uma: pedir desculpas, confessar o erro e lamentar o sucedido, e dizer que o valor lhe será devolvido. Ou então, o que seria justo, oferecer um up grade.

Não fui eu o único a cair nesse ato de desrespeito, de desconsideração da TAP. No site Reclame Aqui, outros passageiros se queixam do mesmo, mas a TAP não se envergonha e continua pisando na bola.

Haverá leitores que dirão, mas esse cara está reclamando por causa de 70 euros? Não, não. É porque este cara se sente enganado, desrespeitado.

A TAP perde qualidade de serviços.
Minha reclamação tem o objetivo de colaborar para que essa situação tão desagradável para o passageiro não se repita. A TAP, conhecida por possuir um dos melhores serviços de bordo do mundo, está perdendo esse status. Lamentável!