quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Programação do Sonho de Natal, em Canela, na Serra Gaúcha, intensifica a partir de 14/12





A partir de quinta-feira (14/12), a programação da 30ª edição do Sonho de Natal intensifica. Iniciando com o espetáculo Alma Única, já na sexta o belíssimo, Auto de Natal retorna ao palco, no sábado é a vez do Christmas In Concert, e no domingo o Som do Vento, todos serão apresentados na Praça João Corrêa as 21h30, gratuitamente.

Além destas apresentações destaque da semana, os espetáculos, Siga a Sua Estrela e Praça das Luzes, segue acontecendo, diariamente as Paradas de Natal e as Paradinhas, acontecem no sábados e domingos e o Conto de Maria, sexta, sábado e domingo. 


Alma Única é o destaque desta semana
Nesta quinta-feira, pela primeira vez em Canela o espetáculo Alma única apresenta possíveis entrelaçamentos entre um recital de música de câmara e o balé de uma dançarina só. A bailarina realiza algumas intervenções evocando o caráter expressivo e artístico que a música sugere, enquanto os musicistas executam pérolas de seu repertório nas diversas formações possíveis destes instrumentos em pequenos grupos de câmara. 

Através dos sons e dos gestos do espetáculo, um mosaico de imagens e sensações brotam nos personagens envolvidos, aproximando as emoções do compositor, dos intérpretes e do público; uma Alma Única de profunda beleza e harmonia transpassa a quem se permitir.


Os intérpretes possuem uma larga experiência artística: a bailarina Luiza Kessler, primeira bailarina de vários espetáculos do Ballet Vera Bublitz e, atualmente, residente em Londres; a Soprano Rosimari Oliveira e o violonista Marcos Corrêa possuem uma extensa formação musical; o harpista Leandro Cardona, residente em Portugal, desenvolve a mais de 10 anos turnês e concertos anuais, alguns deles acompanhados por Tita Sartor, que é Doutor em Perfomance Musical pela UNIRIO e professor de flauta da UFSM, também com amplas incursões artísticas pela Europa e EUA. Apesar da distância atual, todos eles possuem uma forte ligação com o Brasil e o Rio Grande do Sul, retornando ou residindo na sua terra natal ou de familiares e transformando a apresentação em uma criação coletiva. 

André Birck, diretor de cena, é o responsável por amalgamar a coreografia e a os recursos teatrais, como luz, gestos e figurinos, para que o evento se torne um espetáculo artístico.

O programa apresenta três momentos distintos.
 O primeiro, enquanto o público aprecia a bailarina no palco a se "preparar" para o espetáculo, colocando as sapatilhas e aquecendo, os musicistas entram no palco para apresentar peças européias de estilos variados. 

Depois temos uma pequena viagem histórica com a participação da bailarina. O segundo momento penetra em território argentino e hispânico, com Adiós Nonino de Astor Piazzolla (1921-1992), para canto, flauta e violão; e segue com três movimentos da História del Tango do mesmo autor portenho, Night Club 1960, para flauta e violão. 

Estas peças exaltam os valores e a vastidão da alma argentina através de seu gênero artístico mais conhecido, ressaltando as expressões melancólicas, cordiais, nostálgicas, sensuais, passionais, aguerridas e redentoras de seu povo através de um de seus maiores compositores, Piazzolla. 

A bailarina realiza mais uma incursão, acompanhada também pela harpa, para o fogoso Entr'acte do compositor moderno francês de ascendência espanhola Jacques Ibert (1890-1962), com fortes influência da música flamenca.

No terceiro momento, para homenagear a riqueza da nossa música brasileira, passamos pela canção, com Dori Caymmi, Porto, chorinhos para flauta e violão com João Pernambuco (1883-1947), Sons de Carrilhões e Lamentos, de Pixinguinha (1897-1973); segue Azulão de Jaime Ovalle (1884-1955), para canto e harpa. 

Para finalizar, a música de H. Villa-Lobos, (1887-1959), Bachianas Brasileiras n. 5, Cantilena, com todo o Quinteto. 
Heitor Villa-Lobos é um dos compositores eruditos mais reconhecidos, também pelo "chorinho", um dos gêneros musicais populares genuinamente brasileiros mais admirados.

Auto de Natal conta a história da 
chegada do menino Jesus
Na sexta-feira é a vez do Auto de Natal retornar a praça João Corrêa, que no domingo passado encantou e emocionou os presentes. 

Este é um espetáculo que vem emocionando o público nas edições passadas do Sonho de Natal. O Auto de Natal conta a história do nascimento do menino Jesus agregando músicas natalinas tocando os corações, mostrando o verdadeiro espírito de Natal. O espetáculo de 40 min conta com a participação de atores, cantores e bailarinas, todos locais.

Papai Noel Rockeiro chegará em Canela
No sábado, o Christmas In Concert, que já tem fã de carteirinha se reapresenta com todo os eu glamour e graça. Um espetáculo que une ballet, arte circense, multimídia, música e uma boa dose de reverência e este ano trouxe ao palco o personagem mais famoso do natal, o “bom velhinho” que está inserido na banda e faz um rock “maneiro”.


Acordeon leva as pessoas ao delírio
O Som do Vento que levou a galera ao delírio com o seu som instrumental retorna domingo mostrando o tango argentino, a música brasileira e o jazz norte americano, afim de uma mesma unidade musical. 

O espetáculo conta com a participação dos músicos canelenses: Adriano Dias (guitarra), Rodrigo Batista (acordeon), Sergio Severo (contra baixo) e Tiago Biazus de Passo Fundo (Teclado).

A programação completa pode ser conferida através do site do evento


O evento
O 30º Sonho de Natal de Canela é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela e Ministério da Cultura. 

Apresentação, Ministério da Cultura e Leis Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Snowland. Patrocínio, Caracol Chocolates e Caixa. 

Co-patrocínio, Motomarc e Ministério do Turismo. Apoio, Jolimont, Grande Hotel Canela, Brocker e Bustour, Corsan, Grupo Sabemi, Churrascaria Garfo e Bombacha e ClubeFM. Agente Cultural, AM Produções.


Texto: Rozangela Allves