sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

APM recebe exposição “Os Carnavais de Boris”


Em 2 de fevereiro de 2018, às 10h, a Associação Paulista de Medicina inaugura a exposição de arte “Os Carnavais de Boris”. 

A mostra traz nove gravuras em metal (águas-fortes e águas-tintas) do talentoso médico radiologista e diretor de hospital Boris Arrivabene, que, usando instrumentais cirúrgicos como matéria prima, sempre obteve efeitos de movimento e expressão rítmica impressionantes em suas esculturas, desenhos, pinturas e demais obras.

O diretor cultural da Associação Paulista de Medicina (APM), Guido Palomba, conta que ele mesmo ganhou de Boris esse conjunto de nove gravuras, cada uma delas feitas em uma técnica diferente. Em 2000, doou-as para a APM, onde desde então enriquecem o acervo da Pinacoteca.

Palomba comenta que as obras da mostra possuem beleza e leveza inigualáveis no ideário plástico brasileiro contemporâneo: “São criações de uma sequência de nove anos diferentes, todas produzidas em períodos de Carnaval, daí a exposição ser denominada ‘Os carnavais de Boris’”.

Boris Arrivabene
Boris Arrivabene nasceu na capital paulista, em 1922, ano da Semana de Arte Moderna. Artista de rara sensibilidade, faleceu em 12 de outubro de 2000.

O escritor Roberto de Paula Leite destacou, ao apresentá-lo, que “por volta de 1965, surgiu na capital paulistana um pintor que apresentou uma temática curiosa e original.”

Ele sempre ressaltava que Boris retomou seu trabalho em arte após se formar em medicina, ou seja, além de exímio artista, foi diretor de um grande hospital paulistano.

Arrivabene se destacou pelos efeitos singulares que conseguia utilizando o instrumental médico, trazendo vida, expressão e movimento em suas esculturas, desenhos e gravuras.

Boris utilizou de seu conhecimento de radiologia e médico, e com isso conquistou a todos com sua criatividade, característica marcante em suas esculturas, pinturas, desenhos e, em especial, nas gravuras.

Outra característica das obras do renomado artista é a oposição em preto e branco, que pode ser interpretada como a presença e ausência, a alegria ruidosa e a melancolia latente.

APM | Exposição Os Carnavais de Boris
Data
:  2 de fevereiro a 2 de março de 2018
Horário de visitação: De segunda a sexta, das 10h às 19h, entrada franca
Local: Associação Paulista de Medicina – térreo (novo espaço multifuncional)
EndereçoAv. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3188-4281
www.apm.org.br