quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Leia na Coluna do Sérgio Moreira - a quem o Blog deseja um feliz aniversário - a realização até 4 de março da 44ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança de Belo Horizonte, que oferece 132 espetáculos para os públicos adulto e infantil, que acontecerão ainda em Juiz de Fora, Nova Lima e Sete Lagoas. Também já arrancou o carnaval de BH que se estenderá até o dia 9 de fevereiro



Coluna
MINAS TURISMO GERAIS


Jornalista Sérgio Moreira  


44ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança


Case de sucesso na democratização do acesso às artes cênicas no Brasil, a Campanha de Popularização do Teatro & Dança começou dia 5 de janeiro, a sua 44ª edição, e ocupa, até dia 4 de março, dezenas de teatros e espaços culturais de Belo Horizonte. Neste ano, a programação traz 132 espetáculos, sendo 54 deles inéditos no evento.

Ao todo, serão exibidas 15 apresentações de dança, 29 peças infantis e 88 voltadas para o público adulto, entre musicais, dramas e comédias. 

Praças de Belo Horizonte, Betim e Contagem receberão espetáculos gratuitos da campanha, que pela primeira vez se estenderá às cidades de Betim, Juiz de Fora, Nova Lima e Sete Lagoas.

Presidente do Sinparc, Rômulo Duque explica que, para a edição de 2018, houve uma curadoria inédita dos espetáculos inscritos. “Nós temos programação para todo mundo. Desde um espetáculo ‘cabeça’, super pesquisa, até uma peça para quem gosta de rir. A campanha se mantêm por essa diversidade”, sublinha.


Teatros de BH e cidades do interior esperam receber mais de 300 mil pessoas


Duque lembrou também a vocação pública da iniciativa. “A proposta, desde a década de 70, é de que a campanha seja uma mostra de todos os espetáculos que entraram em temporada no ano anterior, a preços populares. 

A obrigação é apenas que sejam espetáculos profissionais. Dentro disso, têm coisas boas, ruins, maravilhosas. E, para tudo, têm pessoas que querem assistir pela primeira vez, que querem retornar a ver. Isso é o que importa”, sublinha.

Com ingressos que vão de R$ 10 a R$ 19, com venda sem taxa de conveniência pela internet, a campanha traz, ainda, outra novidade: a inclusão de espetáculos de stand-up comedy na grade. 

“Havia, no regulamento da campanha, um veto ao stand-up. Mas a vivência foi nos mostrando que o gênero é, hoje, uma realidade no Brasil. Quem faz esse trabalho são artistas, com grande passagem pelo teatro e há um público que prestigia o stand-up no teatro, no cinema, na televisão”, defende. 

“Então, demos um primeiro passo na inclusão do stand-up, que é uma mostra, em fevereiro, de duas semanas, no Teatro da Biblioteca”, completa.

A programação completa da campanha pode ser acessada em www.vaaoteatromg.com.br

BH prepara o carnaval
O Carnaval de BH 2018 promete ser, mais uma vez, um dos melhores do país e um dos maiores já realizados na cidade. A folia começou no dia 5 de janeiro e vai rolar pela cidade todos finais de semana de janeiro, até o dia, 9 de fevereiro quando começa a festa de Momo, e termina na Quarta-feira de Cinzas, 14. 

Contudo, a exemplo de 2017, o pré-carnaval BH 2018 terá seu início duas semanas antes da data oficial com o desfile de vários blocos de rua na capital mineira. Novidade, a prefeitura municipal já começou o


Os blocos já estão ensaiando e animando pelas ruas da cidade

cadastramento dos blocos de rua do Carnaval 2018. Em 2017, a festa popular (que cadastrou mais de 350 blocos e 416 desfiles) recebeu mais de 500 mil turistas e teve, ao todo, 3 milhões de foliões nas ruas da capital.

A programação oficial do Carnaval BH 2017 contou com o desfile de 363 blocos cadastrados na prefeitura (um aumento de 30% em relação a 2016).


Mais de 3 milhões de pessoas divertiram nos blocos espalhados pela capital mineira

Informações dos blocos e programação https://pt-br.facebook.com/carnavaldebh/


Fórum Gramado de Estudos Turísticos

Como trabalhar o turismo como ciência sustentável dos diversos destinos? É o que propõe o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que acontece entre os dias 12 e 14 de abril de 2018 e já está com as inscrições abertas através do site www.forumgramado.com.br

Visando deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável, o Fórum vai oferecer conhecimento, com bases acadêmicas e práticas, aos que se voltam à prática do turismo. Desta forma vai oferecer palestras e debates de turismólogos, economistas, empresários, filósofos, estudiosos e grandes pensadores que, cada um sob sua ótica, abordarão o turismo como tema central.



Igreja de São Pedro, no centro de Gramado


O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado. 

O evento é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. 

Cabe ressaltar que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas execuções práticas.

Desta forma, para garantir a excelência acadêmica, o Fórum foi buscar na Universidade de Caxias do Sul, possuidora de um dos mais renomados centros de estudos turísticos do Brasil, através de seus cursos de mestrado e doutorado, a orientação técnica para disciplinar a sistemática de sua organização.

O Fórum Gramado envolverá três eixos básicos: Desenvolvimento Sustentável, Entretenimento, Legislação e Destino Turístico. 

No primeiro dia do evento, haverá o Colóquio“Turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do País”, estruturado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que é coordenado pela professora Márcia Cappelano. 

Entre as atribuições da Universidade está a definição do programa, elaboração e divulgação de Edital específico, definição do processo para submissão digital de trabalhos, constituição de Comissão Científica para avaliação dos trabalhos, organização do processo de avaliação, organização da mesas redonda com palestrantes convidados e das mesas temáticas para apresentação e discussão dos trabalhos aprovados.

Entre os palestrantes, já estão confirmadas as presenças de Daren Liboneti, vice-presidente do MGM Resort Las Vegas, de Nuno Sousa Pinto, vice-presidente de operações do Rock In Rio USA e do publicitário Luiz Grottera, especializado em elaborar o branding de destinos turísticos.

Além de contar com a coordenação de importantes lideranças empresariais e políticas de Gramado, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos contará com organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável pelo FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, que acontece com sucesso há quase três décadas. informações e inscrições: www.forumgramado.com.br

21ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES



A cidade de Tiradentes vista pelo alto da serra de São José


Na sua 21ª edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada entre os dias 19 e 27 de janeiro, exibirá 30 longas-metragens em pré-estreia na programação, divididos em seis seções temáticas: Aurora, Olhos Livres, Homenagem, Chamado Realista, Praça e Mostrinha. 

Os filmes selecionados pela dupla de curadores Cleber Eduardo e Lila Foster têm representantes de nove estados brasileiros: São Paulo (12), Rio de Janeiro (6), Minas Gerais (5), Paraíba (2), Goiás (1), Bahia (1), Pernambuco (1), Paraná (1) e Distrito Federal (1). 

Em nove dias de intensa programação gratuita no Cine-Tenda, Cine-Teatro e Cine-Praça, a 21ª Mostra Tiradentes se confirma como a maior plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo, exibe filmes em pré-estreias mundiais e nacionais, títulos premiados e de destaque em festivais no Brasil e no exterior. 

A abertura, dia 19, sexta, às 21horas, no Cine-Tenda, terá exibição da produção baiana Café com Canela, com direção Ary Rosa e Glenda Nicácio e atuação do homenageado desta edição, o ator BabuSantana. 

mostratiradentes@universoproducao.com.br

“O público terá a oportunidade de conhecer os caminhos originais e ousados da produção brasileira contemporânea sob as mais variadas vertentes, ampliar as perspectivas de compreensão da vida cotidiana assistindo aos filmes, participar de debates sobre os filmes com seus realizadores e pensadores ”, ressalta a coordenadora geral da Mostra Tiradentes, Raquel Hallak

A Mostra Olhos Livres chega ao seu segundo ano de realização com filmes que olham para seus temas no intuito de relacionar forma e conteúdo de maneira a provocar fissuras na relação com o espectador e enriquecer a experiência de assistir a eles. 

São seis filmes que integram esta seleção e há desde a presença de veteranos em Tiradentes, como Cristiano Burlan (“Antes do Fim”), até nomes que já estiveram com curtas e agora vêm com seus longas, como em “O Nó do Diabo”, de Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Ian Abé e Jhésus Tribuzi. 

Há desde filmes de observação, no limite entre a verdade e a encenação, como “Fernando”, de Igor Angelkorte, Júlia Ariani e Paula Vilela, até a abordagem de imigrantes colombianos em São Paulo, vistos em “Platamama”, de Alice Riff. 

Completam a Olhos Livres “Navios de Terra”, em que Simone Cortezão realiza uma espécie de aventura íntima em alto mar, e “Inaudito”, de Gregorio Ganianan, sobre o guitarrista Lanny Gordim, referência artística na transformação da música brasileira dos anos 1960. 

Os filmes da Mostra Olhos Livres são avaliados pelo Júri Jovem, composto por cinco estudantes universitários selecionados durante a oficina de crítica de cinema realizada na 11ª Mostra CineBH (2017). 

A curadora Lila Foster chama atenção para a dedicação extrema de alguns filmes nas imagens de beleza forte, expressivas e poéticas, em contraste com as imagens mais diretas e menos performadas. “Talvez o tom geral seja brando em dramaticidade, com maior investimento nas sutilezas. Do documentário observacional aos hibridismos vida/ficção, das estetizações subjetivadas ao cinema de terror social, a Olhos Livres 2018 não aponta caminhos, sequer saídas, sequer sentidos únicos ou absolutos”, destaca a curadora.

Seguindo a temática da 21ª Mostra Tiradentes, a seção Chamado Realista reúne títulos em que acontecimentos de amplo apelo público, arrancados diretamente dos noticiários e das discussões em voga na sociedade brasileira dos últimos anos, tornam-se referência paras as escolhas formais dos filmes. 

Temas como feminismo, violência, política, protestos, segregação e manipulação midiática aparecem em “Operações de Garantia da Lei e da Ordem”, de Júlia Murat e Miguel Antunes Ramos; “Apto402”, de Dellani Lima; “Era uma Vez Brasília”, de Adirley Queirós; “Arábia”, de João Dumans e Affonso Uchôa; e “Nóis por Nóis”, de Aly Muritiba.

Na Mostra Homenagem, a celebração ao ator carioca Babu Santana reúne quatro filmes: as pré-estreias nacionais “Café com Canela”, de Glenda Nicácio e Ary Rosa (que será o longa de abertura, na noite do dia 19 de janeiro, no Cine-Tenda), e “Bandeira de Retalhos”, de Sérgio Ricardo; e dois sucessos marcantes na carreira de Babu, a cinebiografia “Tim Maia” (2012), de Mauro Lima, e o drama social “Uma Onda no Ar” (2002), de Helvécio Ratton.

Repetindo a bem-sucedida experiência do ano passado, a Mostra Praça irá promover sessões comentadas pelos realizadores após as exibições dos filmes. 

“Foi pensando nas diversas formas deste diálogo em praça pública que selecionamos os documentários de 2018, todos eles regidos pela intensidade de seus personagens. Cada filme nos ensina algo sobre as lutas políticas do presente e do passado ou sobre o trabalho de artistas que viveram intensamente os dilemas de seu tempo, sendo a arte a mediação fundamental do seu engajamento no tempo vivido”, destaca a curadora Lila Foster

O público assiste os filmes de vários estados


Para tanto, foram selecionados para a Mostra Praça “Escolas em Luta”, de Eduardo Consonni, Rodrigo T. Marques e Tiago Tambelli, sobre o movimento de ocupação das escolas públicas em São Paulo; “Camocim”, de Quentin Delaroche, que acompanha uma campanha política no interior de Pernambuco sob o ponto de vista de uma militante; “Todos os Paulos do Mundo”, de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, que radiografa afetivamente a trajetória do monumental Paulo José; “Por Parte de Pai”, em que Guiomar Ramos retoma uma história íntima e familiar; e “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim”, de Eduardo Ades e Marcus Fernando, que radiografa o impacto do grande nome da contracultura brasileira.

A Mostra Aurora, dedicada a filmes de cineastas com até três longas-metragens no currículo e que apostem na experimentação e no risco, tem este ano sete pré-estreias, que serão avaliadas pelo Júri da Crítica: “Madrigal para um Poeta Vivo” (SP), de Adriana Barbosa e Bruno Mello Castanho; “Imo” (MG), de Bruna Schelb Correa; “Ara Pyau – A Primavera Guarani” (SP), de Carlos Eduardo Magalhães; “Dias Vazios” (GO), de Robney Bruno Almeida; “Baixo Centro” (MG), de Ewerton Belico e Samuel Marotta; “Lembro mais dos Corvos” (SP), de Gustavo Vinagre; e “Rebento” (PB), de André Morais. 

“Alguns filmes se pautam pela relação no espaço e pela melancolia com esse espaço”, afirma o curador Cléber Eduardo. 

“A Aurora continua a demonstrar a diversidade autoral de uma nova geração de realizadores, algo que já aparecia entre os inscritos de um modo geral e se fez presente na relação dos selecionados”.

A programação reserva espaço especial também para toda a família. A criançada vai ter diversão garantida na Mostrinha, com a exibição de dois filmes que têm sido grande sucesso por onde passam: a animação “Historietas Assombradas”, de Victor Hugo Borges, e a aventura infantojuvenil “D.P.A – Detetives do Prédio Azul”, de André Pellenz e derivada da série de TV homônima. E no dia 27, no encerramento da Mostra, será exibido "A Moça do Calendário", de Helena Ignez,

Informações: mostratiradentes@universoproducao.com.br
________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br