sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Agência de turismo hibrida é tendência para o setor de turismo

Junção de modelo online com tradicional é apontado como ideal para fomentar vendas no mercado de agenciamento

As agências online podem ajudar a ampliar os negócios de agências tradicionais. O modelo de negócio foi tema da oficina Agências online: como entender e participar deste canal de distribuição apresentada durante o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Feira das Américas Abav 2011. 


Representantes das agências online TripAdvisor e Viajanet se colocaram como mais uma opção para o cliente final, mostrando que o comércio digital é mais um caminho a ser seguido pelas agências tradicionais para ampliar suas vendas.


“Os agentes estão cada vez mais qualificados, se especializando em variados segmentos existentes dentro do turismo e as agências online vieram para fomentar esse mercado”, afirmou o moderador da oficina, Edmar Bull, presidente da ABAV São Paulo, ressaltando a importância de os agentes olharem o mercado virtual como mais um canal de vendas onde é necessário estar presente.


Uma junção dos dois modelos – online e tradicional – foi apontado como tendência para o setor de agenciamento. O sócio-fundador da Viajanet, Bob Rossato, contou que precisou instalar um call center para atender e tirar dúvidas dos passageiros. 


Essa necessidade de garantir a compra, do contato pessoal, é uma especificidade do mercado brasileiro e uma oportunidade também para as agências tradicionais se lançarem no universo virtual.
     
A diretora da  TripAdvisor, Romina Rozensztojn, lembrou que a empresa foi criada a partir da percepção da necessidade que os turistas têm de trocar experiências sobre destinos e serviços, como hotéis e restaurantes, o que só a interatividade proporcionada pela internet é capaz de propiciar.


“Funcionamos como um fórum onde o turista pode perguntar o que quiser e são outros turistas que respondem positivamente ou negativamente sobre o lugar”, explicou. “Essa ferramenta é forte para a decisão da compra final de pacotes turísticos.”