terça-feira, 27 de outubro de 2015

ALUNOS MINEIROS SÃO SENSIBILIZADOS PARA AS QUESTÕES DO TURISMO



MINAS TURISMO GERAIS


Jornalista Sérgio Moreira  




A importância turística na capital mineira será levada aos estudantes

Belo Horizonte vista do mirante do alto das Mangabeiras


Sensibilizar alunos e professores da Rede Municipal de Educação sobre a importância do turismo na capital mineira e, consequentemente, possibilitar o sentimento de pertencimento e de amor à cidade no pequeno cidadão são os principais objetivos do projeto “BH vai até Você”, lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Secretaria Municipal de Educação (SMED). 

As ações de sensibilização previstas no projeto serão iniciadas no ano letivo de 2016, junto aos alunos integrantes do Programa Escola Integrada, da SMED. 

A expectativa é que até 40 mil alunos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte sejam inseridos no projeto. 

Dentro da metodologia prevista, os educadores (professores, coordenadores e monitores) da Rede Municipal de Educação serão capacitados pela Belotur para atuarem como multiplicadores das riquezas e dos atrativos e equipamentos turísticos da cidade, formando e orientando os alunos para a prática do turismo sustentável. 

No ano letivo de 2016, de forma prática, os alunos da Rede Municipal de Educação desenvolverão atividades de aprendizagem turística por meio de uma cartilha interativa, em linguagem agradável e de fácil compreensão, abordando a história da cidade, os atrativos turísticos, o patrimônio cultural, histórico e natural, contextualizando a importância do turismo para a comunidade. 

E ainda, os alunos que participarem do projeto poderão realizar visitas presenciais nos principais atrativos da cidade, vivenciando a experiência turística. 

O presidente da Belotur, Mauro Werkema, afirmou durante o lançamento do projeto, que Belo Horizonte é uma cidade em processo de transformação, relativamente jovem, e o turismo é uma atividade que colabora para reforçar junto à população o processo de pertencimento, incentivando o sentimento de amor pela cidade. 

“Estamos incentivando o pequeno cidadão a conhecer a sua cidade, pois somente quem conhece valoriza, ama, protege, defende, divulga e faz permanecer. 

Por isto, apresentar os atrativos de nossa Belo Horizonte às crianças colaborará para que a cidade seja mais amada e seus atrativos sejam valorizados e divulgados pelos jovens inseridos no projeto”, destacou Werkema. 

A secretária Municipal de Educação, Sueli Baliza, ressaltou a importância da educação na construção e preservação da história da cultura mineira e, segundo ela, o melhor caminho para mudar a realidade de qualquer destino é por meio as crianças. 

“As escolas de Belo Horizonte estão abertas a quem convive com elas. E o projeto BH vai até você selará esse processo de amorização, levando as crianças a locais históricos e essenciais”. 

A secretária lembrou ainda que, em Belo Horizonte, são desenvolvidos os Programa de Educação Integrada, como o Escola Aberta, que é realizado todos os domingos abrindo as escolas à comunidade possibilitando lazer, entretenimento e inclusão social. 

A Secretaria Municipal de Educação possui, também, o Programa BH para Crianças, que está comemorando 20 anos. 

O BH para crianças possui uma frota de 21 ônibus que, só no primeiro semestre de 2015, realizou visitas e viagens com mais de 100 mil crianças.


Estudantes recebem informações sobre o turismo na capital mineira


Bristol inaugura hotel em Itabi


Bristol Itabira Hotel
A direção da Bristol Hotel, do grupo Allia Hotels, apresentou seu mais novo empreendimento, o Bristol Itabira Hotel, na região central do estado. 

O presidente da rede Bristol, José Adalto Silva, e o gerente-geral do Bristol Itabira, Morvan Luiz de Oliveira, receberam jornalistas, autoridades e o trade turístico com uma autêntica e deliciosa moqueca capixaba, um dos símbolos do Espírito Santo, Estado onde a rede também atua há vários anos, é líder de mercado em seu segmento e não para de crescer. 

O evento faz parte do projeto "Moqueca Capixaba pelo Brasil", idealizado pelo jornalista, pesquisador e chef de cozinha, Itamar Gurgel, e que tem o patrocínio da Secretaria de Turismo do Espírito Santo. 

Durante o evento, os convidados tiveram a oportunidade de fazer um tour pelas instalações do Bristol Itabira e se surpreenderam com o padrão Bristol de hospedagem, que tem como lema "Prazer em Servir!". 

O hotel conta com 133 apartamentos, três salas de eventos, piscina, sauna, academia e estacionamento coberto.



José Adalto Silva presidente da Rede Bristol e Valdez Maranhão na inauguração do hotel em Itabira 


Equipe de funcionários do Bristol Itabira


Mercado Central
A diretoria do Mercado Central de Belo Horizonte lançou este mês, o projeto do Natal no Mercado e as novidades para o ano de 2016. 

O presidente do Mercado Central, José Agostinho Oliveira Quadros, o conhecido Ném, diretores e o superintendente Luiz Carlos Braga fizeram a apresentação das novidades do maior estabelecimento comercial da capital mineira que recebe por dia cerca de 40 mil pessoas. 

Com mais de 400 lojas - um dos pontos comerciais mais procurados de Belo Horizonte - o Mercado Central recebe todos os dias da semana um público, de todas as partes de Minas Gerais e do mundo, que consegue unir suas compras ao lazer e à diversão, percorrendo os corredores temáticos como o dos queijos, doce, artesanato, ervas, raízes, artigos religiosos, e as praças, como a da feijoada e a do abacaxi. 

Lado a lado com bancas coloridas de hortifrutigranjeiros sempre frescos, o visitante dispõe de um completo estoque dos mais variados produtos típicos da culinária mineira. 

Dentre os produtos mais procurados estão a goiabada, a cachaça da roça e o famoso queijo minas. Informações www.mercadocentral.com.br



O presidente José Agostinho Oliveira Quadro (Ném) com diretores do Mercado Central


O superintendente Luiz Carlos Braga com funcionárias do Mercado Central


San Diego Suítes Pampulha
Com dois anos em funcionamento, o Hotel San Diego Suítes Pampulha revitaliza o empreendimento, ampliando as instalações e criando novos ambientes. 

Gerenciado pela Rede de Hotéis Arco, o estabelecimento investe na reestruturação do lobby, aumentando significativamente o espaço da recepção, proporcionando aos hóspedes um ambiente aconchegante. 

O hotel ainda aposta na construção de um moderno espaço para eventos, que comportará simultaneamente 75 pessoas e na ampliação do restaurante, que atenderá 100 pessoas, além de investir na implantação de um lounge para relaxamento e contemplação do pôr do sol. 

Pensando também nos pequenos, o hotel instalará um playground completo. Todas as mudanças propostas pelo empreendimento serão finalizadas em novembro. 

Segundo o Gerente Geral do hotel, Marcos Cariri, a reforma visa atender completamente as demandas dos hóspedes, comprovando a qualidade dos empreendimentos da marca Arco. 

“Com o intuito de torna-se referência nacional, o hotel investe na infraestrutura e nos serviços para proporcionar aos hóspedes uma experiência inigualável em hospedagem, satisfazendo-os em todos os requisitos”, afirma Cariri.



Belo Horizonte Convention
O presidente do Belo Horizonte Convention Bureau, Anderson Rocha, tem realizado diversas ações com associações empresariais, governos municipal e estadual, empresas aéreas, entidades ligadas ao trade turístico para desenvolvimento de projetos para a capital mineira através de captação de eventos e a divulgação de Belo Horizonte pelo Brasil e exterior. 

Entre as diversas reuniões realizadas, 
Anderson Rocha esteve com a gerente da Copa Airlines, Jacqueline Ledo, empresa área que tem voo diário de Belo Horizonte para diversos países das Américas Latina e do Norte e o assessor do BH Convention, Hernâni Castro analisaram projetos para uma parceria da Copa Airlines e o BH Convention Bureau.


Anderson Rocha, Jacqueline Ledo e Hernani Castro

____________________________________
sergio51moreira@bol.com.br