terça-feira, 20 de outubro de 2015

BELO HORIZONTE VAI TER 12 ROTEIROS TURÍSTICOS E A ABAV MG ELEGE NOVA DIRETORIA, LIDERADA POR JOSÉ MAURÍCIO GOMES. TAM CANCELA VOO BH-MIAMI




Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira


Capital mineira lança roteiros turísticos

Belo Horizonte com muitos atrativos aos turistas


Doze roteiros turísticos, contemplando os principais atrativos da capital mineira e destinos do entorno foram lançados pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte – Belotur. 

Os roteiros turísticos de Belo Horizonte, oferecem opções que variam de um a quatro dias de atividades e visitações, fazem parte das estratégias da Belotur para ampliar a oferta turística da capital, com a possibilidade de integração de atrativos com outros destinos mineiros. 

É o caso do Roteiro “As Três Capitais de Minas”, que alia atividades em Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana e, também, do Roteiro “Da tradição ao contemporâneo”, com ofertas que integram o Centro de Arte Contemporânea Inhotim (Brumadinho), Belo Horizonte e as históricas Ouro Preto e Mariana. 

O conjunto de 12 roteiros turísticos, que vão da fruição da cidade viva, com suas noites que acolhem os turistas aos passeios que encantam, em roteiros que são portas abertas para se conhecer Minas Gerais e sua história. 

O guia é direcionado para o turista e também serve como um estímulo para que o belo-horizontino possa conhecer e vivenciar os principais atrativos da cidade.

Integram o material os seguintes roteiros: As Três Capitais de Minas; Da Tradição ao Contemporâneo; Liberdade: do poder político à cultura; Pampulha: marco do Modernismo e início de Niemeyer; Sínteses de Minas: Mercado Central e entorno; Sabores e Saberes de Minas; A capital do futebol; Museus e espaços de cultura; Caminhos da Fé; Horizontes da cidade; Ofícios de Minas e Verdes Horizontes. O guia de roteiros pode ser acessado no http://belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/roteiros

Antônio da Matta e José Maurício Gomes, diretores da ABAV MG

ABAV MG tem nova diretoria
Desde o dia 20 de outubro a Abav-MG -Associação Brasileira de Agências de Viagens de MG tem nova diretoria. 

O ex-presidente, Antônio da Matta, deixa o cargo depois de dois biênios (2011 a 2015) para dar lugar a José Maurício Gomes, que assumiu a entidade entre 2007 e 2011. 

A nova diretoria é formada: José Maurício Gomes (presidente), Antônio da Matta (vice-presidente Financeiro), Maria Regina Casale (vice-presidente Administrativo), Reinaldo Fleming (vice-presidente de Capacitação), Gilberto Siqueira (vice-presidente de Relações Institucionais), Fernando Dias (vice-presidente de Patrimônio), Fernanda Fonseca (vice-presidente de Marketing e Eventos).

De acordo com José Maurício Gomes, a ideia é dar seguimento às ações programadas pela gestão anterior e incrementá-las, a exemplo do Festival de Turismo Ouro Preto. 

“Iniciamos de forma pequena e modesta”, disse ele. Em tempos classificados por ele como tenebrosos, a diretoria buscará ir contra a maré da forte instabilidade econômica. 

”O agente de viagens vive em guerra contra a internet [on-line travel agencies, as OTAs] e com as companhias aéreas. O momento do profissional requer atenção, especialmente dos empresários. Nós vamos dar todo suporte ao trade mineiro”, concluiu.
.


1º Festival de Ouro Preto

Fernanda Lorenzin e Selma Pereira, da Abav-MG, Marcia Resende, da B&L Union Travel, Antônio da Matta e Dulce Delarett, da Abav-MG 



Milton Pimentel, do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto , Willian Adeodato, do Ouro Preto CVB, Márcio de Freitas, do Hotel Pousada do Arcanjo, e Alexandre Araújo, da Fire Eventos de Minas Gerais e de vários estados. 


A histórica Ouro Preto. Minas recebeu pela primeira vez uma feira comercial de âmbito nacional. De 15 a 17 de outubro foi realizado em Ouro Preto o 1º Festival de Ouro Preto reunindo cerca de 2 mil pessoas do trade turístico. 

O Centro de Convenções da UFOP foi o local onde ocorreu uma intensa programação, entre palestras, mesa redonda, seminários, feira dos expositores, intercambio de informação e negócios, isso tudo com a participação de vários parceiros do trade turístico nacional, o que proporcionou uma oportunidade de parcerias profissionais e intercâmbio de experiências. 

Durante o evento foi lançado o Portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br), onde o turista encontra informações sobre o destino que deseja visitar, serviços como onde se hospedar, onde comer, o que visitar, mapas, e muito mais. A Feira de Expositores, destaque do Festival, contou com mais de 70 estandes. 

O 1º Festival de Turismo, em Ouro Preto, superou as expectativas. Segundo o secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, “o festival é resultado de um sonho que se iniciou em uma conversa com o presidente da ABAV-MG e o diretor da Fire. Ouro preto só tem a ganhar com a profissionalização do setor. Fico feliz em ver esse auditório lotado de profissionais e interessados no turismo”, destacou Vecchia. 

Os anos de 2016 e 2017 já têm data e lugar marcados: maio e março, respectivamente, no Centro de Convenções da Universidade Federal da cidade, acontece o Festival de Turismo de Ouro Preto.

A gerente do Glass Hotel, Susana Diniz, com o presidente do Sindetur, José Eugênio eAdriana Cristina Malaquias, no estande do hotel no Festival de Ouro Preto




Tam cancela voo BH-Miami
A TAM anunciou mudanças e m sua malha aérea internacional e novidades no Grupo Latam, para adequar a oferta ao atual momento econômico da região. 

Segundo a empresa, mercados mais promissores para enfrentar esses desafios foram priorizados. 

Assim, no Brasil, a rota Belo Horizonte-Miami será cancelada a partir de março de 2016, ao mesmo tempo em que a ligação Brasília-Orlando passará de três voos semanais para um diário. 

AS MUDANÇAS INTERNACIONAIS DO GRUPO LATAM:
- CANCELAMENTO da rota Belo Horizonte-Miami, a partir de março de 2016;

- Manaus-Miami PERDE uma frequência semanal, passando de cinco para quatro em abril de 2016;

- Brasília-Orlando passará de TRÊS voos por semana para ligação DIÁRIA ; São Paulo-Orlando, a partir do segundo semestre de 2016, será operado pelo A350 XWB, mas diminuirá de 11 para 7 VOOS SEMANAIS; 

Tam aguarda AUTORIZAÇÃO para operar São Paulo-Joanesburgo, em 2016, fazendo sua estreia para a África do Sul; 

A partir de fevereiro de 2016, a Tam passa a operar voos diretos entre São Paulo e Bogotá, aumentando de SETE PARA 11 o número de frequências semanais Latam;

- A partir de janeiro, a TAM ASSUME algumas operações do Grupo Latam na rota São Paulo-Lima; 

Em novembro deste ano, a Lan começa a operar a rota SANTIAGO-SÃO PAULO-MILÃO; 

A partir de junho de 2016, São Paulo-Barcelona passa a ser DIÁRIO ; Voos entre Lima e Miami aumentarão, em 2016, de 14 para 17 SEMANAIS; 

Lan Peru voará entre LIMA e WASHINGTON DC em 2016 ; Lima-Montevidéu e Lima-Antofagasta são outras rotas novas da LAN PERU e 

A Lan Colômbia começará a operar a rota Bogotá–PUNTA CANA


FESTURIS espera 14 mil pessoas


Diretores do Festuris, Marcus Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello e convidados no lançamento do evento

Foi lançado no dia 8 de outubro, no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre, o lançamento oficial da 27ª edição do FESTURIS - Feira de Turismo de Gramado. 

Os diretores do FESTURIS Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi receberam mais de 600 convidados entre representantes do trade, imprensa e autoridades e falaram sobre as principais novidades do evento para este ano. 

Entre as autoridades estiveram presentes o prefeito em exercício de Gramado, Luia Barbacovi, o diretor de Turismo da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer do RS, Abdon Barreto Filho, representantes de entidades, entre outros. 

“Estamos a menos de um mês do início do evento e trabalhando forte para que o FESTURIS continue crescendo em importância e oferecendo ao trade inovação, oportunidades e geração de negócios”, destacou Marcus Rossi.

Ela salientou como inovação tecnológica do evento o Beacons, um sistema de notificação por proximidade, que oferece a quem o baixar, informações atualizadas em diferentes espaços da feira. 

Serão instalados 12 pontos que vão notificando o que está acontecendo na feira, quando o visitante passa próximo ao sinal. Cana sinal tem alcance aproximado de 30 m². 

“Mais uma vez teremos em Gramado muitas novidades nos nossos Salões, uma das características principais do FESTURIS, este ano como um dos carros chefes teremos o Salão da Enogastronomia que será uma das principais atrações. Temos uma projeção de crescimento em número de expositores e em participação, com mais de 14 mil profissionais presentes na feira em novembro”, destacou o diretor Eduardo Zorzanello. 

“O FESTURIS é uma feira abrangente e a cada ano mais internacional. Em 2015 teremos mais de 65 destinos internacionais. Queremos, nesta 27ª edição, que os profissionais do Brasil e do exterior que virão a Gramado, tenham a oportunidade de debater Turismo, prospectar negócios e valorizar suas marcas”, destacou Marta Rossi. 

Com uma estimativa de crescimento neste ano, o FESTURIS, ocorre de 5 a 8 de novembro, e projeta a presença de pelo menos 14 mil profissionais do Turismo circulando na feira, no Serra Park, em Gramado. 

Considerado o maior evento em prospecção e geração de negócios no setor turístico da América Latina, o FESTURIS já tem confirmada a participação de pelo menos 65 destinos internacionais. 


Complexo da Lagoa da Pampulha


Projeto BH 360º leva o balonismo ao complexo arquitetônico da Pampulha


O Projeto BH 360º, que está na sua 10º Edição, terá mais três eventos em outubro e novembro que vão movimentar a capital mineira. 

O lançamento aconteceu em 19 de setembro, com voos de balão na Serra da Moeda. Agora serão três etapas: 31/10 – Night Run; 21/11 – Night Glow e 22/11 – Day Light. Atividades físicas, palestras e exposições marcam as principais ações do BH 360º, contudo, o balonismo será o ponto alto do evento, com voos num dos principais cartões postais de BH. 

O festival conta com o patrocínio da Algar, através da lei de incentivo ao esporte. O BH 360º foi lançado em 2006 pelo Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau – a Casa do Turismo – o circuito reuniu mais de e 60 provas, das mais diversas modalidades: trekking, voo livre, supermoto, motocross, skate (mini-ramp, longboard, mountain board), escalada, wakeboard, bike (mountain bike, ciclismo, downhill), arrancada, rally, corrida de aventura, ciclismo, pára-quedismo, canoagem, rafting. 

Este ano é a vez das corridas de rua e do balonismo. Com o intuito de intensificar o turismo de aventura em Belo Horizonte e região, o BH 360º vai aliar à corrida - o esporte que já faz parte da rotina do mineiro e agregar ao balonismo, aproveitando mais essa forte vocação e inspirando-se, principalmente, na geografia das montanhas de Minas, em suas matas e cachoeiras, e no talento de vários atletas mineiros. 

 Minas que se firmar também como a capital do esporte de aventura. Informações www.bh360.com.br


Festival Live Run

Balonismo faz parte do BH 360º

No dia 31 de outubro, sábado, acontecerá o BH 360º - Live Run - que será um dos eventos principais do projeto. 

Será uma corrida noturna antenada com a tecnologia, com percursos de 5 e 10 km na Lagoa da Pampulha. 

Neste evento, além de palco com DJ’s e praça de alimentação, haverá ainda voos cativos com balões ancorados que sobem até 50 metros de altura. 

O objetivo é fomentar a prática do balonismo, um dos esportes mais fascinantes, em Minas Gerais. 

De 18h às 21h, quatro balões infláveis farão os voos. Para participar, é preciso realizar cadastro no site. 

O evento será aberto ao público e gratuito mediante inscrições. Os balões estarão localizados na Praça Nova da Pampulha, Marco Zero e Parque Ecológico. 

Os balões serão fixados por cabo ao chão, já que não é permitido voo livre no espaço aéreo da Pampulha.

Festival Night Glow
O Festival Night Glow acontecerá no dia anterior à Corrida de Rua, no dia 21/11, de 18h às 21h, na Lagoa da Pampulha. 

O evento contará com oito balões ancorados na Praça Nova da Pampulha, Marco Zero e Parque Ecológico. 

Com voos realizados a base de gás propano, este evento noturno, chamado de Nigth Glow, será um show à parte. 

Não há como não se impressionar com a combustão das chamas a luz do luar. Um verdadeiro espetáculo.

Festival Day Light
O Festival Daylight - corrida de rua no dia 22/11 de 8h às 10h, na orla da Lagoa da Pampulha. 

O evento contará também com balões ancorados na Praça Nova da Pampulha, Marco Zero e Parque Ecológico, desta vez com o número maior de balões – oito.
____________________________________
sergio51moreira@bol.com.br