sexta-feira, 16 de outubro de 2015

RÉVEILLON NO CHILE, ÀS MARGENS DO RIO BACKER.


Passar o Revéillon às margens do rio Backer, o mais caudaloso do Chile, com águas cor de turquesa, é uma das propostas de viagem mais tentadoras entre os roteiros da América do Sul assinados pela Freeway Viagens. O pacote, de 26 dezembro a 3 de janeiro, custa US$ 3.590.

Até meados dos anos 70, a região de Aysén, no norte da Patagônia, onde se localiza a lendária Carretera Austral, permaneceu isolada do resto do país e guardou quase em segredo um cenário inóspito, de clima rigoroso, formado por fiordes e canais, reservas naturais e imensas florestas que dividiam espaço com glaciais. 


Hoje, uma parte da estrada é asfaltada. Aysén caracteriza-se pelo contraste de paisagens agrestes, que misturam bosques localizados em áreas preservadas e imensos glaciais e canais patagônicos.

O caminho turístico de montanha inicia em Puerto Montt e segue por mais de 1.240 km, percorrendo os ícones da Carretera, como o Parque Nacional Queulat, em Puyuhuapi, as Capillas de Mármol, o Rio Baker - 
onde acontece a ceia de Revéillon. 

A majestosa estrada que beira o Lago General Carrera é ainda uma atividade que muito poucos fazem. 

Ou seja, embarcar com a Freeway nessa viagem é fazer parte de um seleto grupo de pioneiros.


O roteiro pela Carretera Austral
O roteiro propõe uma aventura e tanto, que começa em um ferry boat, por 30 minutos, até Puelche. 

O percurso continua por terra, por uma hora e meia até Hornopirén, e depois em uma barca que levará os visitantes a Fiordo Largo, em um trajeto de três horas. 

Mais 10 quilômetros por terra em meio a uma belíssima paisagem de bosque nativo, até Leptépu. 

Daí, mais 45 minutos de barco até Caleta Gonzalo, situada às margens do Pacífico, no Parque Pumalín, área protegida de 290 mil hectares, um dos maiores projetos de conservação da América do Sul.

O passeio por essa incrível floresta dura duas horas, até chegar ao lago Yelcho - lugar que levará, no dia seguinte, à espetacular visão do Glaciar Yelcho. 

Na segunda parte da viagem, uma das atrações é o Ventisquero Colgante, dentro do Parque Nacional Queulat, refúgio protegido de diversas espécies de pássaros. 

Seguindo em direção ao extremo Sul, há o surpreendente Bosque Encantado, formado por uma frondosa mata, cuja formação única de líquens, fungos, musgos e algas, faz lembrar o filme "Avatar". 

Na Reserva Nacional Cerro Castillo, bosques de lengas, morros de granito, e cumes de montanhas cobertos de neve criam um espetáculo à parte. 

Há também que visitar as "Capillas de Mármol", conjunto de cavernas esculpidas em blocos de rochas de 300 milhões de anos, em pleno Lago General Carrera. 

Suas camadas são formadas de mármore de diversos tamanhos e cores.

No último dia do ano, o grupo segue para Monte San Lorenzo onde, chegando ao lago Glaciar Cayuqueo, uma lancha o levará os pés do glaciar, na segunda mais alta montanha da Patagônia, com 3.706 m. 

Nada mal finalizar o ano literalmente nas alturas, retornando a Puerto Bertrand para uma saborosa ceia em frente ao belíssimo rio Baker. 

O dia seguinte convida a um rafting (tranquilo) pelo rio, para os mais animados. Os que preferem se dedicar à contemplação, podem optar por um passeio de lancha. 

Em Santiago, o programa prevê um city tour (de bike ou a pé), já que as ruas são planas e agradáveis, finalizando a aventura em que a ideia é que todos voltem com a energia renovada para começar o novo ano.

SERVIÇO

Roteiro "Carretera Austral Revéillon"

Saída: 26 de dezembro de 2015

Preço: U$ 3.590 ou em 5x U$ 718 - Aéreo + Terrestre (por pessoa em apto duplo)