sábado, 24 de outubro de 2015

MICHELIN BEST DRIVER CHEGA A RIBEIRÃO PRETO. EMPRESA LANÇA NOVA EDIÇÃO DO PROGRAMA EDUCACIONAL QUE TEM COMO OBJETIVO SENSIBILIZAR O PÚBLICO JOVEM, PRINCIPAL VÍTIMA DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO


Como engajar o jovem e torná-lo o protagonista e multiplicador de hábitos seguros no trânsito do Brasil? 

Com a missão de contribuir para a melhoria da mobilidade das pessoas e das mercadorias de forma sustentável, onde a segurança sempre foi um pilar fundamental, a Michelin lança a 2 ͣ edição do inovador programa voltado aos universitários: o MICHELIN Best Driver, que chega a Ribeirão Preto no dia 30 de outubro.

"O MICHELIN Best Driver busca a teoria e prática para conscientizar o público jovem, que nas estatísticas de acidentes de trânsito estão envolvidos em mais de 25% dos acidentes fatais (segundo dados do Ministério da Saúde). É um programa completo, interativo, que une especialistas, consultores e os maiores interessados, que são os jovens motoristas", afirma Ana Paula Guimarães, diretora de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin América do Sul.


Com o apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o MICHELIN Best Driver levará, de 21 de outubro a 11 de novembro, o tema a quatro universidades do país: Estácio Tom Jobim (RJ), Estácio Uniseb (Ribeirão Preto), UnB (DF) e PUC (RJ)*.

Além da realização de talk shows comandados pelo apresentador Felipe Solari, com a participação do escritor, sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati e do piloto profissional de motociclismo Leandro Mello, será instalado, em cada instituição de ensino, um simulador, que testará a performance dos estudantes com cenas cotidianas.

Nesta edição do programa, o simulador trará uma novidade: desenvolvido com a tecnologia inovadora do universo dos games, ele proporcionará com total realismo, por meio dos óculos 3D (Rift) e de sua movimentação, a vivência das situações do cotidiano ao participante.

Para apoiar as ações e metas pela segurança viária, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Michelin também promoverá nas universidades, durante o MICHELIN Best Driver, a campanha #SaveKidsLives, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com a ONG YOURS (Youth Road Safety).

Com o slogan “Juntos pela segurança no trânsito”, o movimento visa recolher o maior número possível de assinaturas no website www.savekidslives2015.org, por meio de uma adesão eletrônica, rápida e fácil. 

Além disso, a empresa promoverá ação Pressão Certa em algumas das universidades participantes que sensibilizará os jovens sobre a importância da pressão correta do pneu para a segurança no trânsito.

Monitorar
Para conscientizar os jovens sobre a forma de dirigir, o programa traz outra novidade: o programa traz outra novidade: Siggo – serviço inteligente, de baixo custo e de fácil instalação – solução da Sascar para pessoas físicas. 

Desenvolvida para proteger carros e motos, será instalada por cerca de um mês no carro de 100 universitários de cada instituição participante do programa, onde através da telemetria será monitorado o desempenho veicular de cada estudante, ou seja, mensura o nível de segurança da condução do motorista no período avaliado.

Segundo o especialista Eduardo Biavati, "o MICHELIN Best Driver propõe uma abordagem inovadora para a promoção de atitudes seguras no trânsito entre jovens adultos universitários no Brasil, unindo informação à experiência do monitoramento eletrônico da direção do carro. Para além da mensagem convencional ‘você deve mudar seu comportamento’, o programa proporciona aos jovens motoristas a quantificação de suas escolhas ao volante, não apenas mensuradas de acordo com seu grau de agressividade e risco, mas georeferenciadas com precisão".

Serão avaliados quatro quesitos: curva, frenagem e aceleração bruscas, além do excesso de velocidade. 

Com base nos dados apurados, os estudantes serão classificados em uma escala de zero a 100. Quanto maior a pontuação, mais segura a condução do motorista.

O 1º colocado de cada universidade ganhará uma viagem à França, para visitar a sede, as pistas e o museu da Michelin em Clermont-Ferrand (a lista dos finalistas será divulgada em www.michelin.com.br/michelinbestdriver).

Canal com os jovens
Para atrair a atenção dos jovens e contribuir para a conscientização sobre o tema, o programa traz uma página no Facebook, com uma linguagem divertida, interativa e lúdica (www.facebook.com/MichelinBestDriverBrasil). 

Levando o assunto além das universidades, o espaço, lançado em agosto de 2014 e que já conta com mais de 180 mil seguidores, trará mais do que dicas sobre segurança: nele, os internautas poderão também acompanhar, de forma interativa, o desafio dos estudantes.

Segurança no trânsito
Há mais de um século, a missão da Michelin é contribuir para a melhor mobilidade, com o compromisso de oferecer aos clientes, por meio de produtos e serviços, mais eficiência, menor impacto ambiental e, principalmente, mais segurança.

Muitos são os exemplos de ações que demonstram o comprometimento da empresa com o tema. 

No Brasil, a campanha “Pressão Certa”, realizada em parceria com revendedores, tem por objetivo informar aos motoristas sobre a importância da utilização da pressão correta nos pneus para sua segurança. 

Iniciativas de sensibilização e educação para o trânsito, em parceria com o DETRAN, também ilustram algumas das ações da empresa no país.

Programas lançados por instituições como o GRSP – Global Road Safety Partnership, que atua na Ásia com destaque também no Brasil, e o apoio à divulgação das GOLDEN RULES (Regras de Ouro no Trânsito) da FIA - Federação Internacional de Automobilismo, traduzem igualmente o compromisso da Michelin com o tema.

1. Usar sempre o cinto de segurança (motorista e carona) 

2. Respeitar o código de transito 

3. Respeitar os limites de velocidade 

4. Verificar regularmente os pneus (pressão, sem esquecer do estepe) 

5. Sub efeitos de álcool ou de remédios, não dirigir (dirigir sempre em plena consciência)

6. Usar cadeiras infantis para as crianças (assento apropriado - proteger as crianças) 

7. Não usar o celular ao dirigir (manter a atenção, não se distrair) 

8. Parar quando estiver cansado 

9. De moto, sempre usar o capacete 

10. Ser gentil e atencioso

O engajamento com o desenvolvimento sustentável pode ser também exemplificado através da realização, desde 1998, do Michelin Challenge Bibendum. 

O evento, que já teve o Brasil como sede em 2010, é considerado o maior fórum mundial sobre mobilidade urbana, com mais de 10.000 participantes registrados na última edição. 

Em 2014, o cenário foi a cidade de Chengdu, na China, com a presença dos maiores atores do segmento do transporte.
Agenda

30 de outubro de 2015: Ribeirão Preto
Local: Estácio Uniseb (Ribeirão Preto)

Endereço: Rua Abrahão Issa Halach, 980 – Ribeirânia – Ribeirão Preto/SP

Horário talk show: das 09h00 às 10h30

05 de novembro de 2015: Brasília
Local: UnB

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio ICC – Instituto Central de Ciências

Horário 1º talk show: das 10h00 às 11h30

Horário 2º talk show: das 16h00 às 17h30

11 de novembro de 2015: Rio de Janeiro

Local: PUC-Rio

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

Horário talk show: 09h00 às 10h30