Postagens populares

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo participa do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, na Coluna Minas Turismo Gerais




Minas Turismo Gerais 



Jornalista Sérgio Moreira



Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo 


Gramado sediou o 1º Fórum Gramado de Estudos Turísticos, o que propiciou a realização do 3º Encontro da Confraria dos Jornalistas de Turismo do Brasil, de 12 a 14 de abril.

O Fórum alcançou completo êxito, com a participação de cerca de 550 profissionais de 20 estados brasileiros, e palestrantes nacionais e internacionais de grande
relevância. 

A Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo
também obteve os objetivos a que se propôs, reunindo jornalistas-confrades de vários os estados.

O ENCONTRO DA CONJORTUR 
Começou com a chegada dos confrades ao Aeroporto Salgado Filho, no dia 11, em Porto Alegre, os quais foram transportados até Gramado com o apoio da Brocker Turismo, parceira também com o Bus Tour, e que oferece city tour entre Gramado e Canela, com mais de 35 atrações por passeio. 


A hospedagem em Gramado foi no ótimo Lagheto Vivace Prêmio, da cadeia hoteleira que honra o Rio Grande do Sul. À noite, a Confraria pode desfrutar das delícias do Café Colonial Coelho, situado na Avenida das Hortênsias, 5433, em Gramado, um estabelecimento ímpar em receber e oferecer no seu cardápio rico e variado vinhos, sucos, cafés e chocolates diversos, líderes que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. 

Os estudantes de turismo também estiveram em foco no evento. A excelência acadêmica do Fórum foi devidamente chancelada através do suporte acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade, ratificando a importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil.



PALESTRAS
Ao fim da solenidade de abertura, o consagrado executivo Luiz da Gama Mór, que por 17 anos foi vice-presidente Executivo da TAP e é membro da ATL-Turismo de Lisboa e da Confederação de Turismo de Portugal, pronunciou destacada e avançada palestra, a respeito da importância do turismo para o desenvolvimento de um país. 

Nos dois dias seguintes, os palestrantes do evento,  revezaram-se com destaque para as presenças de Nuno Sousa Pinto, vice-presidente de Operações do Rock In Rio USA; do publicitário Luiz Grottera, especializado em elaborar o branding de destinos turísticos; de Márcio Fávilla, diretor da Organização Mundial do Turismo; do peruano Palmiro Ocampo, integrante do Grupo de Chefs "Geração com Causa"; de Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

A programação ofereceu ainda o Colóquio “Turismo: Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico” que conferiu premiação em dinheiro aos três melhores trabalhos apresentados.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos focou uma realização do Sindetur Serra Gaúcha e contou com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado, além da coordenação de importantes lideranças empresariais e políticas de Gramado.

Registre-se que o vitorioso evento contou com organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável pelo Festival de Turismo de Gramado, que acontece com sucesso há quase três décadas.

CONFRARIA DOS JORNALISTAS DE TURISMO DO BRASIL ASSEMBLEIA E ATIVIDADES EM GRAMADO, CANELA E PORTO ALEGRE


No dia 12, quinta-feira, o grupo ficou completo com a chegada dos últimos confrades. A programação iniciou com visita ao “Reino Chocolate”, onde o grupo foi conduzido em um passeio temático e lúdico pela história do chocolate, atração da Chocolates Caracol. 

De volta ao Bus Tour foram conhecer o “Snowland”, o primeiro Parque de Neve Indoor das Américas, com 16 mil m² de diversão para toda a família e muita neve de verdade o ano todo. 


À noite, todos participaram da abertura solene do Fórum, na Câmara dos Vereadores de Gramado, com a palestra magna de Luiz da Gama Mór. A noitada encerrou na Cervejaria Rasen, com uma típica festa alemã. 

Na sexta-feira 13, o dia começou com uma coletiva do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e a tarde foi dedicada à Assembleia, 273, em Canela, onde, antes de se iniciarem os trabalhos, houve apresentação do Visitors & Convention Bureau Região das Hortênsias. 


O dia encerrou no Restaurante Colosseo, com uma sequência de Fondue Premium na Pedra.


O encerramento do encontro da Confraria foi sábado (14), com almoço na Churrascaria Garfo e Bombacha, na Estrada do Caracol, em Canela, quando o jornalista José Carlos Araújo (CE) falou do sucesso do evento

À tarde, os jornalistas voltaram a Porto Alegre, com hospedagem no Ritter Hotel para o regresso às suas origens. 

No domingo, os confrades que permaneceram na capital gaúcha, à tarde tiveram oportunidade de passear na Linha Turismo Porto Alegre.

A próxima reunião da Confraria ficou agendada para setembro, em Ilhéus.

Da esq., na foto, Flávio Prestes, assessor de Imprensa da Rossi e Zorzanello, Marta Rossi, CEO da empresa, vereador Luia Barbacovi, o prefeito Rafael Grega, de Curitiba e Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.


O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, participou na sexta-feira, pela manhã, de um encontro com a imprensa, no Café Du Centre, em Gramado. 

A atividade foi organizada pela Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos e contou com a participação de 30 profissionais de imprensa de todo o Brasil, inclusive membros da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo, e teve como tema: “Turismo, Inovação e Segurança Pública”.

Durante o encontro, Greca falou sobre iniciativas de inovação de Curitiba e alternativas para utilizar o turismo como fomento na economia do destino. “Se as estradas forem boas, se a cidade for limpa, se for aconchegante, o destino turístico se tornará cada vez mais atrativo", defendeu. 

Homenagens
Marta Rossi homenageada
com o Diploma de Honra ao Mérito
Após o encarramento do importante evento, que levou a Gramado especialistas de todo o Brasil para discutir o desenvolvimento e a sustentabilidade do Turismo no País, ocorrido na Sociedade Recreio Gramadense, a Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo entregou o Diploma de Honra da entidade a três personalidades de que dependeu o sucesso do Fórum.
Vereadora Manu Caliari,
presidente da Câmara




Receberam a homenagem a presidente da Câmara Municipal de Gramado, Manu Caliari, o vereador, presidente do Fórum e da Comissão de Turismo da Câmara, Luia Barbacovi, e a empresária Marta Rossi, CEO da empresa Rosssi & Zorzanello, organizadora do Fórum e do FESTURIS - Feira Internacional de Turismo de Gramado.

Xico da Kafua 37 anos
Restaurante Xico da Kafua completa 37 anos da deliciosa culinária mineira, com o torresmo crocante, feijão tropeiro e tutu, arroz ao alho, linguiça, frango com quiabo e temperos especiais, além de centenas de cachaças. www.xicodakafua.com.br


Muraí Caetano tem mais de 3 mil marcas de
cachaças no restaurante Xico da Kafua 


Arraiá do PIC 2018
 

Fernando e Sorocaba no PIC 

Uma das maiores festas juninas de Belo Horizonte é a do Pampulha Iate Clube - PIC. O Arraiá do PIC vai acontecer no dia 9 de junho, no PIC Pampulha, a partir das 20h. Serão oito horas de festa e a atração principal da noite será a dupla Fernando e Sorocaba, além do DJ Eduardo AUM e MateusLuccato. 

O sistema é open bar/food com cerca de 24 barracas de comidas e bebidas espalhadas por todo ambiente e uma decoração típica e charmosa que irá compor o cenário da festa. 

A campanha "É Chic Ter Chauffeur" acontecerá mais uma vez proporcionando a segurança e a tranquilidade do transporte por táxis. 

Neste dia, deixe o carro em casa: vá e volte de taxi e aproveite tudo que a festa tem a oferecer. Início das vendas de ingressos: Para sócios: http://www.pic-clube.com.br/arraia2018/

_________________________________________________________________________

sergio51moreira@bol.com.br
Postar um comentário