Postagens populares

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Os pracinhas brasileiros da FEB foram homenageados em uma série de eventos no norte da Itália que valorizam os laços históricos com o Brasil



A luta dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial é motivo de orgulho e afeto dos dois lados do Oceano Atlântico. A amizade estabelecida por este período duro da história faz com que exista uma relação muito estreita entre o povo italiano e o brasileiro. 

Este fato é celebrado no Festival Tra Amici, organizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Ministérios da Defesa e do Turismo, Itamaraty e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. 

Neste fim de semana, nas cidades de Pistoia e Porreta Terme, os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foram homenageados com a inauguração do busto do Marechal Mascarenhas de Morais, ontem (22), em Porreta, e uma cerimônia de homenagem aos soldados brasileiros que participaram da libertação da Itália, no Cemitério Brasileiro de Pistoia, no sábado (21).

"Celebramos os 73 anos do final da Segunda Guerra na Itália. Participar deste evento enobrece e emociona a todos nós. Somos gratos ao povo italiano por essa significativa homenagem", disse o Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna durante a inauguração do busto em homenagem ao Marechal Mascarenhas de Morais, em Porreta Terme.

"Completamos um ciclo no Festival Tra Amici com estas celebrações cívico-militares em Pistoia e Porreta Terme. Estamos unindo o turismo brasileiro a esta relação profunda entre os dois países, ligados pela atuação dos pracinhas, construindo um relacionamento e projetando um futuro em conjunto entre as duas nações", declarou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

O Festival Tra Amici, reúne turismo, cultura, história e acontece entre os dias 18 e 24 de abril. Na capital, Roma, a Embratur montou um estande para o público final conhecer produtos turísticos brasileiros e também para gerar de negócios, com a presença de operadoras de turismo e capacitação de agentes de viagens. O objetivo é aumentar a chegada de turistas italianos ao Brasil.

Na praça Navona, em frente à Embaixada, apresentações de Capoeira e Maracatu chamaram a atenção dos italianos e turistas internacionais presentes. O movimento diário no local é de milhares de pessoas e o estande da embaixada já recebeu mais de 10 mil pessoas.

História

O Festival Tra Amici foi promovido na semana em que é celebrada a libertação da Itália. O dia 25 de abril marca o fim da Segunda Guerra Mundial no país. 

Os pracinhas brasileiros, como ficaram conhecidos os integrantes da FEB, lutaram pela liberdade e democracia em solo italiano. Nesse contexto, a Embratur, em parceria com o Itamaraty, Ministério da Defesa e do Turismo e Gabinete Institucional da Presidência da República, construiu um ambiente em bases sólidas, para promover o turismo internacional com destino ao Brasil.

Foto: Roberto Castro
Postar um comentário