quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Salvador acolhe cerca de uma centena de jornalistas de turismo para encontro nacional e divulgação da Bahia



Salvador sediou, entre 22 e 26 de Agosto, o Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo que juntou na cidade cerca de 100 profissionais do segmento, de 16 estados, e uma delegação de jornalistas do Uruguai, para debater "A influência digital na comunicação do turismo". 


Jornalistas de 16 estados discutem a comunicação digital, em Salvador
Além de discutirem questões inerentes ao tema, os jornalistas tiveram oportunidade de conhecer as ações do governo municipal visando devolver à cidade o status de destino turístico de excelência que viveu na década de 80, quando era governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães - e o Estado ganhou visibilidade nos quatro cantos do mundo -, agora com Antônio Carlos Magalhães Neto, no comando da prefeitura.



Sob a batuta do jornalista Gorgônio Loureiro, o encontro promovido pelo Fórum Internacional de Comunicação de Ecologia (FICET) e o apoio da empresa Salvador Destination, aconteceu no Wish Hotel da Bahia, onde aconteceram as palestras. Fernando Jardim, diretor do Driver Le Wagon-SP, fez a palestra de abertura exatamente sobre "A influência digital sobre a comunicação no Turismo".



O jornalista Paulo von Atzingen, diretor do Site Diário de Turismo-SP, que falou sobre "O jornalismo literário em busca da realidade mágica", lançou na ocasião o livro "Em busca da realidade mágica" que deu origem ao tema da palestra.



Coube ao CEO da empresa Vinci, que está construindo e administrará o novo aeroporto de Salvador, Júlio Ribas, mostrar esse futuro terminal de extrema importância para o turismo da Bahia. 



O editor do Blog do Arnaldo Moreira homenageou
Carlos Casaes em nome de todos os jornalistas de Turismo
Durante o encontro foi homenageado o jornalista baiano de Turismo, que durante 43 anos publicou o jornal "Gazeta do Turismo" e por 38 anos promoveu um dos maiores galardões do jornalismo de turismo, o "Catavento de Prata", com que eram homenageadas as personalidades que mais se destacavam no turismo, a cada ano, marcando o Dia Internacional do Turismo. Outro homenageado, que não pôde comparecer por motivos de saúde, foi o ex-secretário de Estado da Bahia e ex-presidente da Bahiatursa, Paulo Gaudenzi.


Show folclórico oferecido aos jornalistas durante o jantar no Colizeu, no Pelourinho
Os jornalistas tiveram visitaram diversos pontos turísticos da cidade e constataram a preocupação da prefeitura com a melhoria do trânsito, a nova urbanização, em andamento, ao longo da avenida Oceânica, em Ondina, além dos locais tradicionais, ao Centro Histórico, como o Pelourinho com almoço no tradicional Restaurante do Senac, Colina Sagrada, Corredor da Fé e Ribeira, com direito ao famoso Sorvete da Ribeira, além do Passeio Luzes da Cidade, de Catamarã pela Baía de Todos os Santos.


A igreja do Senhor do Bonfim, outro ponto de visita dos jornalistas


Foi ainda proporcionado ao jornalistas uma visita ao Litoral Norte até Camaçari, conhecendo Arembepe, o Projeto Tamar e a Aldeia Hippie, Terreiro Manso Kilembekweta Lemba Furaman, em Jauá e ao Outlet Premium, com hospedagem no Bahia Plaza Hotel.

O prefeito Antônio Elinaldo e a diretora de Turismo, Lúcia Bichara, de Camaçari, agradeceram a presença dos jornalistas e proporcionaram aos visitantes um jantar preparado pela famosa quituteira baiana Dadá, no hotel Bahia Plaza, onde aconteceu também um show folclórico apresentado pelo cantor e compositor Paulo Carrilho. 


Secretário Municipal de Turismo de Salvador elencou o trabalho que a prefeitura vem realizando para devolver Salvador ao ranking dos destinos turísticos nacionais

Vale ressaltar a importância de visitas como as proporcionadas pelo Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo pela oportunidade de ver e conhecer in locco os equipamentos existentes que serão objeto das matérias de divulgação pelos meios de comunicação - rádio, tv, revistas, jornais, blogs e sites - desses profissionais. Essa é a missão dos jornalistas de turismo. 


O Encontro teve o apoio ainda de Vinci Aeroports, CNTUR, Secretaria de Turismo de Salvador (Secult), Prefeitura de Camaçari, ABIH-BA, FBHA, Senac, Polícias Militar e Civil.