sábado, 10 de maio de 2014

ESCOLA DE SAMBA DA MATINHA HOMENAGEARÁ O PARÁ NO PRÓXIMO CARNAVAL



Uma reunião entre o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, e dirigentes da Escola de Samba da Matinha, deu início a uma iniciativa inédita na capital paraense: uma homenagem à cultura e natureza do Pará associadas ao turismo e traçando uma relação histórica e geográfica com os demais países da Amazônia

“Nossa idéia é narrar, através do desfile da nossa escola de samba, a história e a cultura do Pará, como principal representante da Amazônia e também de outros países, como a Venezuela, Bolívia, o departamento francês Guiana Francesa, entre outros”, explicou Ademir Dias, diretor da Matinha.

Marcelo Mendes, presidente da Paratur, diz que essa é uma iniciativa inovadora e que sem dúvida vai trazer excelentes resultados a imagem do Pará. 

“Escolas de outros estados já homenagearam o Pará, como a Viradouro, Beija Flor, mas esta é a primeira vez que uma escola paraense vai apresentar o turismo através da cultura e natureza da Amazônia destacando o Pará aos paraenses e turistas que passam o carnaval aqui”, lembrou.

Marcelo, ao enaltecer a decisão de antecipar o desfile dos carnavais em 2015, garantiu que a Paratur vai fazer a articulação institucional com dirigentes municipais de turismo, consulados dos países amazônicos e outros para ajudar a Matinha a realizar esse projeto.

Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur aposta no projeto como estratégia para dar visibilidade às principais manifestações do calendário de eventos culturais do Pará. 

O Carimbó, tradicional ritmo musical do Pará, encontrado principalmente no município de Marapanim, a Marujada, manifestação cultural que expressa devoção a São Benedito, padroeiro da cidade de Bragança, com danças nos ritmos de xote, retumbão, boi-bumbá, encontrados na região turística Amazônia Atlântica; a festa do Sairé, na Vila de Alter do Chão, em Santarém, ritual que expressa a cultura do povo paraense, em especial da tradição dos índios Borari, através das danças regionais, gastronomia, artesanato e outros atrativos da região turística do Tapajós, são algumas das manifestações culturais que podem estar presentes no desfile da Escola de Samba da Matinha.

A escola pretende expressar o carnaval da Vigia e o desfile de blocos dos Pretinhos do Mangue, em Curuçá, entre outras manifestações que devem ser apresentadas durante o desfile, que também vai expor as particularidades e características dos outros setes países que abrangem a Amazônia (Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Suriname e Guiana Francesa).


Desfile do bloco pretinhos do mangue
(Foto:Divulgação)

No carnaval deste ano a escola de samba da Matinha homenageou a escritora e jornalista Eneida de Moraes. A escola é tetra-campeã paraense, ficou em primeiro lugar nos anos de 1986, 1987, 2003 e 2013.

O apoio da Paratur vai está centrado na articulação institucional entre as embaixadas dos países que abrangem a Amazônia, entre associações culturais dos polos turísticos do Pará e na divulgação, promoção e marketing do produto.

Texto: Benigna Soares e Rodrigo Bastos - Paratur