segunda-feira, 12 de maio de 2014

QUEM PARTICIPAR DA 20ª BNT MERCOSUL, EM SANTA CATARINA, DIAS 23 E 24 DESTE M^S DE MAIO, TERÁ OPORTUNIDADE DE SABOREAR A MOQUECA CAPIXABA PREPARADA PELO JORNALISTA E CHEF DE COZINHA ITAMAR GURGEL. O GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PROMOVE O PROJETO MOQUECA CAPIXABA PELO BRASIL

Penha, SC - Durante a 20ª BNT Mercosul, que acontecerá nos dias 23 e 24 de maio em Santa Catarina, o Governo do Espírito Santo promoverá um evento para cerca de 200 pessoas convidadas, entre profissionais de turismo do sul e sudeste brasileiro e imprensa especializada. 

O projeto “Moqueca Capixaba pelo Brasil” é uma oportunidade para apresentarem as suas potencialidades e, especialmente, a iguaria típica considerara uma das principais atrações do Estado. 

O almoço acontecerá no sábado, na Pousada Pedra da Ilha em Penha. O prato será supervisionado pelo chef de cozinha Itamar Gurgel, um dos organizadores do evento.

“Trata-se de uma estratégia diferenciada promovida pelo Espírito Santo durante a BNT Mercosul um momento para confraternização, divulgação das especialidades do destino turístico e para estabelecer contatos comerciais com os agentes de viagem que vendem o Espírito Santo”, explicam os diretores da BNT Geninho Goes e Jair Pasquini.

A Moqueca Capixaba pelo Brasil acontece há 25 anos e já passou por cidades como São Paulo, Ribeirão Preto, Angra dos Reis, Salvador, Brasília, Campo Grande, e Imbé/RS e neste ano estará presente na BNT MERCOSUL.

Prato tipicamente indígena e tradicional da culinária capixaba, a moqueca, termo utilizado no Brasil é um cozido de peixe preparado com tomate, cebola, coentro, azeite de oliva e urucum. 

A saborosa receita é o ingrediente principal de um projeto gastronômico que atravessa o país e retrata a cultura e a culinária do Espirito Santo, localizado na região Sudeste e também conhecido por suas belas praias como a de Guarapari que atrai visitantes o ano inteiro.

Aprenda a fazer o 
típico prato do Espírito Santo

Prato para 6 pessoas.
Ingredientes

1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra, ou namorado);

3 maços de coentro;

3 maços de cebolinha verde;

2 cebolas brancas (pequenas);

3 dentes de alho;

4 tomates;

3 limões;

azeite de oliva;

sementes de urucum;

pimenta-malagueta;

óleo de soja ou algodão;

sal fino.

Modo de fazer
Limpe bem o peixe, corte-o em postas de 5 cm de largura, lave-o com limão e deixe-o em uma vasilha com água de sal fraca. Separe a cabeça para preparo do pirão.

Soque juntos o alho e o sal.

Em uma panela de barro (grande), coloque um pouco de óleo de soja ou de algodão (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher) e adicione a massa obtida no socador, passando-a no fundo do recipiente.

Retire as postas de peixe da vasilha com água e sal. Vire as postas de um lado para outro na panela, arrumando de modo que não fiquem umas por cima das outras.

Corte o coentro, o tomate e a cebola e os coloque, nesta ordem, por cima das postas de peixe que estão na panela. Regue com azeite e suco de limão.

À parte, frite, em um pouco de óleo quente, uma colher (sopa) de sementes de urucum. Depois de fritas, retire-as. 

Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco desse óleo por cima do peixe para dar cor. 

Quando começar a abrir a fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela bem tampada.

Verifique o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance de vez em quando a panela com o auxílio de um pedaço de pano grosso para que as postas de peixe não agarrem no fundo. Quando for à mesa, salpique coentro picadinho.

Como complementos da moqueca capixaba são indispensáveis o arroz branco, o pirão e o molho.

Pirão
Use os mesmos temperos da moqueca, reduzindo-os à metade. Aproveite a cabeça do peixe ou uma das postas, previamente separada para esse fim. 

Proceda da mesma forma, desta vez adicionando de três a quatro copos de água ao peixe.

Quando estiver cozido, escorra e o desfie. Junte o peixe ao caldo novamente, deixe ferver e, quando estiver no ponto máximo de fervura, vá jogando a farinha de mandioca lentamente para não embolar, mexendo aos poucos com um garfo. Pronto o pirão, corte o coentro e o espalhe por cima antes de servir.

Molho
Amasse seis pimentas malaguetas no suco de dois limões e três colheres de vinagre de boa categoria.

Corte uma cebola em fatias bem finas, fazendo o mesmo com o coentro e as cebolinhas. Misture tudo à medida que for regando com o azeite. Se o molho ficar muito picante, coloque um pouco de água.

Fonte da receita:
http://www.vitoria.es.gov.br/