sexta-feira, 2 de maio de 2014

5ª CAVALGADA DA FÉ LEVA CENTENAS DE CAVALARIANOS À ABERTURA DOS FESTEJOS DE MARIA DE CARAVAGGIO, EM CANELA


Nem mesmo o mau tempo espantou os cavalarianos que participaram nesta quinta-feira (1º), a 5ª Cavalgada da Fé, abrindo a programação da 54ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela.

Os cavalarianos, procedentes de vários piquetes e CTGs da região, percorreram sete quilômetros – da Catedral de Pedra ao Santuário de Caravaggio, situado no Parque do Saiqui.

No local, junto ao Monumento da Prece, o padre Juscelino Martinez Brazeiro Junior realizou a missa campal, animada por cânticos religiosos em ritmo gauchesco. 

Os participantes foram convidados a colocar suas facas – que fazem parte da indumentária do gaúcho – na escadaria que leva ao Monumento, como forma de respeito à imagem de Nossa Senhora do Caravaggio e um lenço vermelho e outro branco foram entrelaçados na cru, posta no altar, simbolizando a paz.

Realizado pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o evento tem público estimado em mais de 100 mil fiéis e visitantes de todo o Estado até a última romaria, em 26 de maio – Dia de Nossa Senhora de Caravaggio. 

Na Cavalgada da Fé, além da romaria e da missa, os participantes puderam confraternizar e, se não chover, terão nas disputas de laço vaca parada nas modalidades piá, avô e neto e pai e filho, criando uma total integração entre as famílias presentes. 

Já o torneio de laço de vaca mecânica será na modalidade de laço quinteto. As entidades tradicionalistas receberão certificados de participação cultural. 

Os fiéis gaúchos poderão também prestigiar a apresentação dos grupos de danças do CTG Querência, Garfo e Bombacha e de escolas e oito DTGs canelenses, que estarão no Centro de eventos do Santuário, animando a tarde de hoje.

Os 54 anos de realização da Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela serão comemorados com atividades durante todo o mês de maio, culminando com a Romaria a Pé, que ocorrerá no feriado de celebração da Santa, no dia 26. 

Ainda serão realizadas a Romaria dos Jovens, com a Jornada Dicesana da Juventude (dia 24, sábado) e a Romaria Motorizada e de Motocicletas (dia 25, domingo), além de novenas na comunidade, sob o tema “Maria, sinal e presença do amor de Deus!”.


Texto: Glaucia Nielsen – Estratégia Comunicação e Marketing