terça-feira, 6 de maio de 2014

PREFEITO EDUARDO PAES, DO RIO DE JANEIRO, LANÇA O MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA GRANDES EVENTOS - COPA DO MUNDO DE 2014 - SEM CONSULTAR A ABAV-RJ E CRIA SÉRIOS PROBLEMAS DE ACESSO DE TURISTAS AO ESTÁDIO DO MARACANÃ. ESSE É O RESULTADO DO HÁBITO DO PODER PÚBLICO EMPURRAR SUAS DECISÕES PELA GOELA ABAIXO DA POPULAÇÃO.


Recebi da Associação Brasileiras das Agências de Viagens do Rio de Janeiro um comunicado preocupante e que denota o hábito de as normas, leis, medidas serem impingidas de cima para baixo, empurradas pela goela abaixo da população.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, divulgou, na última sexta-feira, dia 2/5, à revelia da ABAV-RJ, o Manual de Procedimentos para Grandes Eventos - Copa do Mundo 2014 -, que inclui medidas de transporte, mudanças viárias e orientações sobre deslocamentos. 

O anúncio pegou de surpresa a ABAV-RJ com a proibição do acesso de vans e ônibus fretados ao Maracanã. Desde janeiro, agências de viagens estão comercializando pacotes e muitas terão de cancelar contratos, ou revê-los com os clientes, porque ir para uma estação do BRT não é viável.

“Apesar de o Prefeito afirmar que entrou em contato com as agências, a Abav/RJ não foi consultada. O Eduardo Paes, que já foi Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, deveria saber que a associação poderia ajuda-lo nesse planejamento e na comunicação com o setor”, ressaltou o presidente da Abav/RJ, George Irmes.


Com a medida, o acesso dos milhares de turistas ao estádio será realizado através do metrô e dos ônibus circulares, o que para a ABAV/RJ é preocupante, uma vez que o transporte público mal dá vazão aos moradores da cidade, chama a atenção George Irmes. 

A prefeitura orientou que ônibus e vans fretados se dirijam para a Ilha do Governador, onde os passageiros poderão embarcar no Transcarioca - sistema de ônibus com via exclusiva a ser inaugurado em junho -, fazer a transferência para o metrô na estação Vicente de Carvalho e chegar ao estádio.

“São esperadas mais de 70 mil pessoas no Maracanã. Imagine todas essas pessoas acessando o estádio através do transporte público. Vai ser um caos”, alertou o vice-presidente da entidade, Reinaldo Gama.