quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Coluna Minas Turismo Gerais do jornalista Sérgio Cabral fala das coisas de Minas


Coluna 
Minas Turismo Gerais 

Jornalista Sérgio Moreira  


Mineirão tem o Museu Brasileiro do Futebol 

Curiosidades de jogos e muitas emoções no Museu do Mineirão 


O Estádio Magalhães Pinto, o conhecido Mineirão foi inaugurado há 53 anos, é o templo do futebol na capital mineira, local de grandes jornadas, jogos emocionantes, torcidas lotando as arquibancadas e o grito de gol animando os torcedores.

O Mineirão a exemplo de importantes estádios no mundo, como o San Siro (Milão), Camp Nou (Barcelona) e La Bombonera (Buenos Aires), o Mineirão conta com um museu destinado ao futebol.


Mineirão, palco da paixão do torcedor de futebol 

Com a proposta de ser um diferencial e um atrativo a mais para o público esportivo, turistas e visitantes, o Museu Brasileiro do Futebol é o primeiro do gênero, totalmente voltado para o futebol, em Belo Horizonte.

Além da importância histórica e patrimonial da edificação, visitar o museu significa percorrer a história do esporte e vivenciar emoções e experiências que só o futebol pode proporcionar. 

Muito além de um local para contemplação, o Museu Brasileiro do Futebol é um espaço para experimentar a emoção e a paixão dos brasileiros pelo esporte mais popular do planeta.

O museu integra o complexo de lazer da Pampulha, proporcionando novas formas de entretenimento e educação para a população e para o turista.



Salas de exposições de curiosidades de partidas realizadas no Mineirão 

Endereço: Avenida Coronel Oscar Paschoal, s/nº - Pampulha

Complemento: Portão G2
Telefone: 31 3499-4312
31 3499-4390
31 3499-4375

Site: http://estadiomineirao.com.br/

Horário de Funcionamento: 3ª das 9h às 20h, 4ª a 6ª das 9h às 17h, sáb. e dom. das 9h às 13h. Taxa de entrada: visitas ao estádio e ao MBF - R$ 20,00- Horários de funcionamento e taxas de entrada podem sofrer alterações. 

Copa América Brasil 2019
O turismo brasileiro tem um grande evento em 2019, com a realização da Copa América de Futebol, após mais de 30 anos longe do solo brasileiro, a Copa América retorna ao Brasil para sua 46ª edição A Conmebol divulgou a relação de estádios aprovados para sediar a Copa América Brasil 2019. 

A entidade máxima do futebol sul-americano aceitou a proposta apresentada pelo Comitê Organizador Local (COL) da competição que contará com seis estádios para a disputa do torneio de seleções mais antigo do mundo. 

A Copa América Brasil 2019 será disputada entre os dias 14 de junho e 7 de julho do próximo ano. A abertura da competição terá como palco o Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). A grande decisão será disputada no lendário gramado do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). 

As sedes a receberem as semifinais do torneio também já estão definidas: a Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), e o Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Completam a relação o Allianz Parque, em São Paulo (SP) e a Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). 

A competição terá a participação de 12 seleções nacionais. Além da Seleção Brasileira e dos demais nove países sul-americanos membros da Conmebol, o Japão e o Qatar participarão como convidados. Rogério Caboclo, Presidente do Comitê Organizador Local da Copa América Brasil 2019, comentou a escolha das sedes para a disputa do torneio. Confira a lista dos estádios da Copa América Brasil 2019: 

Estádio do Mineirão – Belo Horizonte (MG) Capacidade aproximada: 63 mil espectadores


Arena do Grêmio – Porto Alegre (RS)Capacidade aproximada: 56 mil espectadores

Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro (RJ)Capacidade aproximada: 78 mil espectadores

Estádio do Morumbi – São Paulo (SP)Capacidade aproximada: 67 mil espectadores

Allianz Parque – São Paulo (SP)Capacidade aproximada: 42 mil espectadores

Arena Fonte Nova – Salvador (BA)Capacidade aproximada: 48 mil espectadores.

FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo Se o seu foco é nos negócios, o FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo – é o seu destino! O FESTURIS é referência no setor turístico da América do Sul e terá sua 30ª edição em 2018, de 08 a 11 de novembro, reunindo as principais marcas do turismo nacional e internacional.


Agentes de viagens, operadoras, empresas aéreas, hotéis, resorts, jornalistas e empresários do setor do turismo do Brasil e de vários países participam do Festuris, em Gramado 

Considerado pelo trade um importante e eficaz instrumento de vendas e fomento para o setor, a feira de negócios é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão. 

São mais de 2000 marcas expostas em mais de 400 estandes para um público de mais de 10 mil profissionais vindos de todos os continentes. 

As grandes marcas do turismo mundial expõem seus produtos e se relacionam com os profissionais, levando para todos as novidades que terão destaque no setor durante o ano seguinte. A programação se completa com uma grade de painelistas de primeira linha, no Congresso, que antecipa o que será tendência de mercado. 

Uma das razões para o crescente sucesso da feira é a sua segmentação por nichos de mercado. Sempre na vanguarda, o FESTURIS lança espaços que atendem às demandas do turismo mundial como Espaço Tech e Corporativo, LGBT, Luxury, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Turismo Verde e Salas de Capacitações. 

Os diretores do Festuris, Marcus Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello 

A Sustentabilidade também é um dos pilares da principal feira de negócios turísticos da América do Sul. O evento foca no tema Sustentabilidade, tanto relacionada ao meio ambiente, quanto ao social e econômico. 

Além de ter o Espaço Sustentabilidade e Acessibilidade, a feira conta com ações como, por exemplo, o Plantio da Árvore da Integração, que ocorre todo o ano. Informações do Festuris www.festurisgramado.com.


Últimas apresentações da 
Vesperata Diamantina este ano 



A programação de 2018 da Vesperata em Diamantina terá somente mais três datas, 29 de setembro, 13 e 20 de outubro. É um dos eventos mais atrativos da cidade histórica mineira, atraindo turistas para o encanto da música ao ar livre. 

Um dos eventos mais tradicionais e autênticos de Minas Gerais, a Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX, quando no período das vésperas (que são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas) músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.


O público acompanha a Vesperata nas mesas colocadas na rua em Diamantina
Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.
Assista a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura diamantinense: a Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário.

É que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público da Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes. Cada show reúne mais de mil pessoas. Nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas.


Casa de Juscelino Kubitschek, onde nasceu o ex-presidente JK 

A programação da Vesperata de Diamantina acontece entre abril e outubro de 2018. Consulte as agências de viagens para o pacote incluindo transporte, hotéis e toda programação. 

18° Encontro da Hotelaria e 
Gastronomia - Edição Inconfidentes 

Será realizado em Tiradentes em 7 de dezembro o 18° ENCONTRO DA HOTELARIA E GASTRONOMIA MINEIRA - Edição Inconfidentes organizado pelo representante em Minas Gerais da FBHA- Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Marcos Valério Rocha. 

A reunião para a realização do evento aconteceu na sede da Associação Empresarial de Tiradentes, com as presenças do prefeito de Tiradentes, José Antônio, do presidente da Asset, Hélvio Santos, do presidente do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Vinícius Januário, Heloísa Edwards e Ana Carolina, do Comtur. Presentes também os hoteleiros Marcus Vinicius Barbosa, da Pousada Santíssimo Resort, Elvira Teixeira, da Pousada Armazém 26 e Elisa Souza, da Pousada Vivenda. 


Informações sobre inscrições e programação www.encontrohotel.com.br 
________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br