terça-feira, 23 de outubro de 2018

Coluna Minas Turismo Gerais do jornalista Sérgio Moreira. Gruta do Maquiné, Encontro de Gastronomia em Tiradentes, FESTURIS Gramado


           

Coluna
MINAS TURISMO GERAIS 
Jornalista Sérgio Moreira 


Gruta do Maquiné: O berço da paleontologia brasileira

Entrada da Gruta do Maquiné, a 120 Km da capital mineira. 

Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. 

A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.

A exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.

A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. 

A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.

Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.



Os salões encantam com sua arte da natureza 
Como chegar à Gruta do Maquiné partindo de Belo Horizonte:
É preciso seguir pela BR-040, sentido Sete Lagoas, permanecendo na rodovia até o acesso a MG-231. A Gruta está localizada no km 7. Horário de funcionamento, Todos os dias, das 9h às 17h.

A entrada é gratuita apenas para crianças menores de cinco anos, acompanhadas dos pais. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes com carteira estudantil e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada.

Contato Telefone: (31) 3715-1310 e (31) 3715-1078 www.grutadomaquine.tur.br


Os turistas encantam com as belezas da gruta do Maquiné 


Tiradentes recebe o 
18º Encontro da Hotelaria e Gastronomia

O passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rey é sensacional 



Nos dias 7 e 8 de dezembro, em Tiradentes, Minas Gerais, ocorre o 18º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira – Edição Inconfidentes, evento que tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências nos principais polos hoteleiros de Minas Gerais. 

Após oito anos de sucesso na capital, o encontro, organizado pela Mensagem e Imagem Consultoria e Eventos em parceria com o Circuito Turístico, apresentará a tradicional mostra de produtos e serviços para os meios de hospedagem, além de diversos cursos, palestras e oficinas para os trabalhadores e empresários do setor. 

A novidade deste ano fica por conta do Festival Gastronômico Hotel Gourmet, com receitas especialmente elaboradas pelos chefs de alguns dos principais hotéis de Minas Gerais.

O encontro acontece das 9h às 20h, no Santíssimo Resort, em Tiradentes. Mais informações pelo e-mail contato@encontrohotel.com.br.


Festa Oficial do Festuris será promovida pela Redetur
A 30ª edição do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, acontece de 8 à 11 de novembro no Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha. A Solenidade de Abertura do evento será no dia 8, às 20 h, no Palácio dos Festivais e, logo após, a Redetur oferece a Festa de Abertura na Level Up a partir das 23h. 

Neste ano, a festa estará repleta de novidades e atrações pensadas especialmente para abrir com chave de ouro este evento que é tão importante e que reúne milhares profissionais do turismo de todo o mundo em Gramado. Além da Redetur, que assina a comemoração, patrocinam o evento MGM Operadora, Club Med, SkyTeam, Europlus, Copa Airlines, Localiza, Las Vegas e Affinity Seguros.



Juarez Barroso, diretor-presidente da Redetur.


“Esperamos entre 1.200 e 1.300 pessoas na festa que vai contar com serviço de open bar, com chope artesanal de Gramado e comidas e bebidas especiais. Já temos uma banda confirmada e vamos fechar também com outras atrações e Dj’s”, destaca Juarez Barroso, diretor-presidente da Redetur 

A comemoração vai oferecer serviço de open bar e os participantes do FESTURIS terão entrada liberada mediante apresentação da credencial do evento. “Este ano comemoramos os 30 anos do FESTURIS e não podíamos deixar de realizar essa festa que foi marcante no ano anterior. Então nós fizemos questão, junto dos parceiros, de cuidar de tudo nos mínimos detalhes pra que seja ainda melhor que a festa do ano passado”, finaliza Barroso. 

Este é o segundo ano consecutivo que a Redetur comanda a comemoração, porém agora com mais empresas parceiras engajadas. 

O FESTURIS - A Feira Internacional de Turismo


Serviços
FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, De 8 a 11 de novembro de 2018
Gramado/RS Informações e inscrições: www.festurisgramado.com

Festa de Abertura do FESTURIS Gramado2018
Local: Level Up
Gramado/RS
Horário: 23h
Entrada: Apenas para credenciados do FESTURIS ou convidados especiais.

Patrocínio: Redetur, Las Vegas, MGM, Localiza, Club Med, Skyteam, Europlus, Copa Airlines e Affinity Seguros 
Horácio Neves será homenageado com o Troféu Silvia Zorzanello, em Gramado.


Buscando homenagear aqueles que fomentam e divulgam o Turismo na cidade de Gramado, o Troféu Silvia Zorzanello, vai homenagear em 2018 o jornalista Horácio Neves. O profissional foi criador e editor do Caderno de Turismo da Folha de S. Paulo por 25 anos e diretor do Brasilturis Jornal, um dos maiores veículos especializados em turismo do Brasil, por 32 anos.

Restaurante Xico da Kafua tradicional na comida mineira há 37 anos
Falar em comida mineira é de dar água na boca. Em Belo Horizonte funciona há 37 anos o tradicional restaurante Xico da kafua, na avenida itau 1195, na margem do anel rodoviário. O cardápio do Xico da Kafua é variado, buscando sempre oferecer o melhor da cozinha mineira, que atende a todos os gostos. Desde pequenas porções a refeições completas, são sempre várias opções.

Muraí Caetano há 37 anos no Xico da kafua tem uma coleção de mais de 2.500 garrafas de cachaças

Confira! Pratos: Tropeiro com Linguiça Rabada com Batata; Frango ao Molho Pardo Frango com Quiabo; Traíra sem Espinha Frango com Ora-pro-nóbis; Torresminho Costelinha de Porco, Mandioquinha Linguiça caseira de pernil; Pastel de Angu Pé de porco; Angu Arroz Branco.


O prato de tropeiro com torresmo e linguiça é especial

Quiabo Salada de folhas, tomate e palmito; a sobremesa é especial como o Mousse de Queijo com Goiabada Pudim de Leite Condensado Goiabada com Queijo Doce de Leite com Queijo. Horário de Funcionamento: segunda a sábado 11:30 h às 23h domingo de 11:30 às 17h. - Tel: (31) 3375-2640.
________________________________________________
 sergio51moreira@bol.com.br