sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia debate violência às mulheres no Brasil Debate ocorrerá no XXII World Congress of Gynecology and Obstetrics da FIGO, entre 14 a 19 de outubro, evento que receberá 9 mil participantes de todo o Planeta

César Fernandes


A violência contra o gênero feminino é um grave problema social no mundo inteiro. Afeta todas as classes sociais, diferentes etnias e ocorre em todas as regiões. No Brasil não é diferente.

"É algo pertinente a todos nós, portanto, um problema de ordem pública, para o qual devem estar atentos os agentes promotores de saúde e o Governo como um todo”, pontua César Fernandes. 

“A FIGO, com a responsabilidade que lhe cabe, faz muito bem de promover ações permanentes e em todas as nações pelos direitos da mulher. A nós, FEBRASGO, como afiliada da FIGO e sua representante no Brasil, cabe um engajamento pleno, oferecendo apoio e ajudando a divulgar.
 ​
A ONU informa que dados disponíveis das pesquisas realizadas entre 2005 e 2015, em 52 países (incluindo apenas um país das regiões desenvolvidas), indicam que 21% das meninas e mulheres entre 15 e 49 anos sofreram violência física e ou sexual nas mãos de um parceiro íntimo.

As quatro principais recomendações para reduzir os níveis de violência contra as mulheres são tornar público a gravidade do problema no mundo todo e também entre nós no Brasil, através de campanhas publicitárias a respeito; incentivar a responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família com ações educativas eficientes e constantes ao longo do tempo para um engajamento masculino nesta causa; incentivar a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades em cargos de liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública; e assegurar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva e aos direitos reprodutivos.