quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Atenção a quem for à Etiópia: bandidos armados matam cinco turistas estrangeiros


Governo etíope quer turistas acompanhados por escolta policial

Cinco turistas estrangeiros foram mortos na Etiópia em um ataque realizado por homens armados desconhecidos, relata a TV estatal. O ataque foi realizado na noite de segunda-feira na região de Afar, norte do país, por homens armados que tinham cruzado da vizinha Eritreia.

Dois outros turistas foram seriamente feridos e um terceiro escapou ileso do ataque. A nacionalidade das vítimas não foi revelada. Afar é considerada como um refúgio de rebeldes tanto Etiópia e da Eritreia. Etiópia e da Eritreia foram adversários ferrenhos desde a guerra de 1998-2000 na fronteira.

A televisão etíope (ETV) disse que os dois turistas feridos foram levados para uma clínica por forças de defesa. "O grupo de turistas estrangeiros foi atacado por homens armados membros de um grupo que foi treinado e armado pelo governo da Eritréia, na noite de segunda-feira
", disse o porta-voz do governo etíope Bereket Simon à Reuters.

"É a atividade usual de terroristas treinados pelo regime." Um diplomata ocidental também disse à agência que cidadãos alemães estão entre os mortos, o que não foi confirmado. No entanto, relatos na Imprensa alemã dão conta de que os turistas foram atacados perto do vulcão Erta Ale. Eritreia, que ganhou a independência da Etiópia, em 1993, até agora não comentou nada sobre o ataque.