sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DESEMPREGO EM PORTUGAL ATINGE RECORDE EXTREMO E É O PIOR DE 24 PAÍSES

ECONOMIA
Taxa de desemprego em Portugal em novo máximo, 13,2% em novembro e a quarta pior da OCDE. A taxa de desemprego em Portugal subiu novamente em novembro e bateu máximos históricos de acordo com os cálculos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), atingindo 13,2 por cento, a quarta pior entre estes países. De acordo com os dados hoje divulgados, a taxa de desemprego harmonizada  de Portugal em novembro subiu de 13 para 13,2 por cento entre outubro e  novembro. Esta já havia subido de forma semelhante em agosto e setembro,  e entre setembro e outubro. 
Assim, a taxa de desemprego calculada para Portugal está a subir a um  ritmo de 0,2 pontos percentuais há três meses consecutivos. 
Entre os 24 países (de um total de 34) sobre os quais a organização  divulga dados mensais, Portugal surge como o quarto com a taxa de desemprego  mais elevada. 
Pior que Portugal, só a Espanha, que tem o desemprego mais elevado de  todos os países e com uma taxa bem superior à dos restantes, 22,9 por cento  da população ativa. Segue-se a Irlanda, com uma taxa de desemprego de 14,6  por cento (mas estável há três meses após um ligeiro decréscimo, e a Eslováquia,  cujo desemprego em novembro os 13,5 por cento (uma estabilização face a  outubro).  Portugal, e estes países, apresentam-se bem piores que todas as médias  calculadas pela organização. 
O desemprego na zona euro terá atingido os 10,3 por cento e na União  Europeia os 9,8 por cento, revelando estes dois agrupamentos uma estabilização  dos valores, tal como para o total da OCDE, que está estável nos 8,2 por  cento há quatro meses. 
Por sua vez, a média das sete maiores economias demonstra que este valor  está a decrescer de forma gradual, ainda que singela. A média estava em  novembro nos 7,5 por cento, em setembro e outubro estava nos 7,6 por cento,  em julho e agosto nos 7,7 por cento e em junho nos 7,8 por cento. Ao todo, metade dos países com números para novembro viram a sua taxa  de desemprego aumentar, enquanto sete destes apresentam diminuições e cinco  estabilizaram. 
Com Lusa