segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CARTA ABERTA AO PREFEITO EDUARDO PAES DO RIO DE JANEIRO

Existe um problema seríssimo no Rio de Janeiro que precisa ser resolvido: o desrespeito contumaz no trânsito carioca, a começar pelo descumprimento do direito prioritário do pedestre que os motoristas simplesmente ignoram, esquecendo-se que - exceção de taxistas e motoristas de ônibus e das vans que têm certeza de que são os omnipotentes donos das ruas - são pedestres também.

Em Brasília, Fortaleza, também, e em outras cidades, como Lisboa, os pedestres exercem seu direito de atravessar as ruas certos de que chegarão sãos e vivos ao outro lado da via, porque nenhum veículo os atropelará: o motorista, diante da intenção do pedestre atravessar a rua para o carro para que ele possa fazê-lo em segurança.

A proximidade da Copa do Mundo e da Olimpíada justifica uma intervenção séria do prefeito Eduardo Paes no trânsito carioca. Assim, teremos menos atropelamentos, menos acidentes e menores gastos com as vítimas nos hospitais públicos, além do prejuízo pessoal para quem sofre ou é envolvido no acidente e para a economia da cidade que começa com o engarrafamento no momento do episódio, o deslocamento do socorro, o afastamento do trabalho, etc., etc., etc.

Creio que está na hora de Eduardo Paes dar um jeito nesse problema... Ah, e acabar com o hábito de motoristas de ônibus e vans e taxistas de avançar sinais vermelhos. Como? Multando mais e sem dó esses energúmenos.

Pode estar certo de que a população estará do seu lado.