quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Canadá: prisão perpétua para família islâmica que assassinou as três filhas

Um tribunal do Canadá condenou ontem Mohammad Shafia, a sua segunda mulher e o filho de ambos, à prisão perpétua pelo assassinato de quatro membros da família. O casal afegão residente no Canadá decidiu assassinar as três filhas e a primeira mulher do patriarca de um casamento poligâmico.

Os procuradores afirmaram que o crime foi cometido por as filhas terem "desonrado" a família, ao desobedecerem ao estrito código islâmico, pelo modo como se vestiam, por saírem com rapazes e por utilizarem a Internet.

Mohamad Shafia planejou o crime de modo a parecer um acidente. Os corpos de Zainab, Sahar e Geeti, de 19, 17 e 13 anos, respetivamente, foram encontrados juntos com o de Rona Amir Mohammad, a primeira mulher de Mohammad Shafia, em 30 de junho de 2009, dentro de um carro submerso num lago de Ontário.

Anteriormente, as três filhas do assassino já teriam sido alvo de todo o tipo de castigos. O pai castigava-as por considerar que o modo como agiam colocava em causa a honra da família. O irmão ajudava nos castigos. Uma delas chegou a ser proibida de ir à escola durante um ano por ter namorado.

Os crimes de honra
Shafia é um abastado homem de negócios que terá decidido casar-se com a segunda mulher por a primeira não poder ter filhos. A família abandonou o Afeganistão em 1992, passando pelo Paquistão, Austrália e Dubai, antes de se ter estabelecido no Canadá em 2007.

O tribunal considerou tratar-se de homicídio de primeiro-grau, suscitado por uma "conceção deturpada de honra".
Pelo menos um dos três condenados já anunciou que vai recorrer da sentença. Segundo as Nações Unidas, cerca de cinco mil mulheres são mortas anualmente em todo o mundo em "crimes de honra".

Os "crimes de honra" entre famílias muçulmanas no Canadá levaram no ano passado mais de 80 organizações islâmicas, imãs e líderes comunitários a lançarem uma campanha contra práticas "pré-islâmicas assentes numa noção equivocada de restauração da honra familiar".

Fonte:http://aeiou.expresso.pt/canada-prisao-perpetua-para-familia-islamica-que-assassinou-tres-filhas=f702314#ixzz1l7olreYo