terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FOTÓGRAFO QUE REGISTROU O "ENFORCAMENTO" DE VLADIMIR HERZOG MORTO NO DOI-CODI DE SÃO PAULO VOLTA PARA O BRASIL

O caderno ‘Ilustríssima’ do domingo, 5, trouxe matéria especial com o ex-fotógrafo da Polícia Civil de São Paulo, o santista Silvaldo Leung Vieira, que registrou, em 1975, imagens de Vladimir Herzog, então diretor de jornalismo da TV Cultura, morto numa cela do DOI-Codi, em São Paulo. A fotografia queria provar que o jornalista tinha cometido suicídio.


"Suicídio" de Herzog em foto de Silvaldo. Publicada por diversos veículos de comunicação, a foto "ajudou a desmontar a farsa" sobre o suicídio de Herzog, disse Silvaldo em entrevista ao imprenso. 

Atualmente em Los Angeles (EUA), o fotógrafo conta como foi registrar o momento. "Havia uma vibração muito forte, nunca senti nada igual. Mas não me deixaram circular livremente pela sala, como todo fotógrafo faz quando vai documentar uma morte. Não tive liberdade. Fiz aquela foto praticamente da porta. Não fiquei com nada, câmera, negativo ou qualquer registro. Só dias depois fui entender o que tinha acontecido".

A foto feita por Silvaldo mostrava que Vlado, como era conhecido Vladimir Herzog, "se enforcou" atando o nó na primeira barra da janela, com pouco mais de um metro de altura.

À época, a morte de Herzog resultou em manifestações e colaborou para a queda da linha dura da ditadura. De acordo com as informações da Folha de São Paulo, o fotógrafo pretende voltar para a profissão e também para o Brasil.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do Comunique-se, a Folha vai publicar, no decorrer desta semana, mais reportagens relacionadas à morte de Herzog.

(FONTE: COMUNIQUE-SE 
TEXTO - NATHÁLIA CARVALHO)